ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cuidados necessários com o solo para uma melhor produção melhor cafeeira

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 16/03/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

No cultivo do café, é necessário o cuidado e avaliação da área em que o cafeeiro será plantado, pois um solo bem-preparado é parte fundamental. Douglas Fahl Vitor, coordenador técnico de APP (Agricultura de Precisão) da Piccin Tecnologia Agrícola de São Carlos (SP), explica que esse preparo deve ser realizado na formação de novas áreas ou então na renovação dos cafezais.

Considerando os aspectos relacionados ao manejo e conservação do solo, o processo de implantação do cafezal começa, segundo o profissional, pela escolha da área, analisando características como o tipo de solo e topografia. “Após isso, deve ser feita a limpeza da área, destacando que é necessário realizar os levantamentos topográficos, análise de compactação e da fertilidade desse local. Com base nessas informações, é possível identificar as características de cada área e realizar o planejamento da operação de preparo de solo”, explica Douglas.

A operação é realizada normalmente com a utilização de subsoladores para descompactar as camadas de solo mais profundas. “Exatamente pelo café ser uma cultura perene, com raízes que penetram com bastante profundidade, é muito importante retirar qualquer camada de solo compactado, facilitando o crescimento e desenvolvimento do sistema radicular do café. Desta maneira, melhorando a absorção de nutrientes e água pela planta em sua fase produtiva”, afirma Douglas Fahl.

Em sequência, o cafeicultor deve utilizar uma grade aradora, a fim de reduzir o tamanho dos torrões, e realizar a incorporação e homogeneização do calcário no solo. “Por fim, utiliza-se uma grade niveladora com a finalidade de realizar o ‘acabamento’ da área para que possa ser iniciado o plantio”, completa o coordenador. É importante salientar que o número e profundidade das operações de subsolagem, gradagem e nivelamento serão definidos com base nas características e resultados dos levantamentos e análises realizadas na propriedade.

Ainda antes do plantio das mudas, o recomendado é que seja realizada a operação de sulcamento juntamente com a aplicação de calcário complementar, material orgânico e fertilizantes diretamente no sulco. Outros aspectos também devem ser considerados pelos produtores e impactam as decisões no momento da implantação do cafezal, como temperatura, precipitação, altitude, ventos, clima, cultivares, qualidade das mudas e o planejamento das linhas de plantio de modo a otimizar as operações de maquinário que ocorrerão por todo o ciclo do cultivo.

O produtor deve atentar-se durante o manejo do solo quanto à preservação dele, é necessário que em áreas com declividade mais acentuada sejam adotadas práticas de conservação a fim de evitar a ocorrência de erosões.

A Piccin Tecnologias Agrícolas conta com produtos para o preparo do solo. Mais informações, clique aqui.

As informações são do Piccin Tecnologias Agrícolas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures