ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conselho Nacional do Café aconselha produtores no período da colheita

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 20/05/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

O Conselho Nacional do Café (CNC) aconselha os produtores nos cuidados durante a colheita. Para se atingir bons níveis de qualidade da bebida, o cafeicultor deve avaliar alguns pontos. 

O primeiro deles é perceber se o grão já está maduro, o que é apontado através de sua coloração (vermelho ou amarelo, dependendo da variedade). Alto volume de frutos verdes pode machucar a planta no momento em que o café está sendo colhido. O padrão indicado por especialistas é quando a lavoura atinge cerca de 80% de maturação.

O segundo ponto está ligado às entrelinhas do café. Antes de colher, elas devem receber manejo adequado, devendo o produtor preparar o ambiente para receber o maquinário. Caso a colheita seja feita de maneira precoce, a qualidade da bebida será prejudicada. A alta incidência de café verde modifica as características sensoriais, dando à bebida um sabor diferente do que poderia alcançar caso tivesse sido colhida no tempo correto.

Um dos principais motivos da colheita precoce é o fato do produtor ficar com medo de que o fruto passe do ponto e, assim, perca um volume considerável da produção. Porém, isso ocorre por falta de conhecimento.

O Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) oferece uma linha de financiamento específica para a colheita. O produtor pode buscar o seu banco de relacionamento ou sua cooperativa de crédito para acessar a linha e ter melhores condições na hora de colher sua produção. 

As informações são do CNC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint