ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colheita seletiva

POR LEONARDO CUSTÓDIO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 22/06/2020

2 MIN DE LEITURA

0
3

Seletiva mecanizada x seletiva grão a grão

De uns anos para cá, a qualidade do café vem se destacando e os produtores se adaptando a uma nova realidade, e o que vem chamando mais atenção é o pós-colheita. O produtor já realiza um processo de rastreabilidade entre talhões, faces, variedades e dando mais atenção nesse fruto, além de levar para o consumidor uma nova experiência de sabores.

A colheita seletiva é um processo que vem crescendo muito ano a ano. Fazendas produtoras mostram como fazem esses processos não só para marketing, com fotos bonitas em redes sociais, mas porque o foco mudou, todos estão correndo atrás da excelência em qualidade da bebida. Alguns fazem isso para alavancar sua marca, outros para servir um bom café para visitas e outros para competir em concursos.

Nossas lavouras possuem floração irregular e não apresentam 100% dos grãos maduros, mas uma porcentagem entre frutos maduros, verdes, passas e secos, tudo isso em uma única planta. Se colhermos com essas características, podemos fazer o processo de secagem natural ou cereja descascado, mas isso já fazemos há muitos anos. É uma técnica que dominamos.

Atualmente a atenção está voltada para a colheita seletiva, que pode ser de 2 a 10 vezes mais cara do que a convencional. Quando falamos de colheita seletiva grão a grão, na maioria das vezes é para o pequeno produtor, pois sabemos que o custo é elevado e que um safrista, mesmo treinado para a busca dos melhores frutos, chega à colher de 40 litros a 200 litros por dia, enquanto ele poderia, em uma colheita convencional, colher até 1.800 litros por dia. Mas o que estamos falando é sobre a excelência em qualidade, quando o profissional degustador fizer uma avaliação na bebida, o que ele mais busca é o equilíbrio de aromas e sabores, dentre eles corpo, doçura, acidez e uma boa finalização.

Vamos falar agora da colheita seletiva mecanizada

Para aqueles que possuem grandes áreas, em menores altitudes, climas mais quentes, o ideal é analisar a janela do cereja e observar o ponto de maturação. Geralmente a maturação inicia no terço superior da planta, no ponteiro, dessa forma é necessário retirar as hastes da colhedeira que não serão utilizadas na colheita seletiva, ou seja, as hastes do terço médio e terço inferior. Lembrando que é bom fazer uma boa regulagem na velocidade e na vibração da colhedeira, para que somente os grãos maduros sejam colhidos.

Esse processo de seletiva mecanizada possui um custo elevado, chegando a dobrar de valor comparado com o convencional. Porém, é um processo que recomendo para se ter uma colheita com mais qualidade e diminuir o estresse provocado na planta pelo maquinário.

Uma dica: todo tipo de colheita, sendo ela seletiva manual, seletiva mecanizada ou convencional, o sucesso na qualidade vai depender de uma boa secagem no pós-colheita.

LEONARDO CUSTÓDIO

Técnico em Cafeicultura, supervisor de qualidade da empresa Agro Fonte Alta, Q-Grader e mestre de torra

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures