ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cocapec destaca como iniciar positivamente o plantio do café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 22/09/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por Willian César Freiria*

A cafeicultura vem se modernizado a cada dia mais e a busca por produções com lucratividade se tornou indispensável. Por isso, para que o produtor tenha sucesso é fundamental iniciar o plantio com o “pé direito” seguindo algumas etapas essenciais. Para se obter uma lavoura produtiva é fundamental observar características como a utilização de mecanização, necessidade de irrigação, ocorrência de geadas no passado e até o mesmo o posicionamento das ruas.

Após determinar a área do plantio, outro aspecto essencial é a análise do solo, processo no qual podemos considerar um dos principais, já que com auxílio de um técnico de campo saberemos todas as necessidades deste solo como calagem, uso de corretivos e a necessidade nutricional.

Com as necessidades do solo determinada, inicia-se o preparo da área, com o uso de aragem e gradagem, passos que não são obrigatórios e nem todo tipo de solo nos permite realizar, porém é um ótimo momento para a incorporação de corretivos com maior eficiência. Gradeado ou não, iniciamos a abertura do sulco e o alinhamento, diversos fatores como mecanização, declividade e posição geográfica indicam o melhor alinhamento. Muitas vezes fazendo o uso de programas de georreferenciamento e de GPS na execução do sulco é possível obter um melhor alinhamento. Vale lembrar também que uma lavoura pode durar mais de vinte anos e decisões erradas nesta etapa permanecerão por um longo período de tempo.

Outro fator que não conseguiremos mudar após a implantação é a escolha do cultivar. Passo muito importante no qual temos que levar em consideração a região, observando se já existem plantios próximos com desempenhos satisfatórios. Ao determinar o cultivo, é iniciado o preparo das mudas ou a compra, se o produtor optar por formar as mudas é fundamental que sempre tenha o auxílio de um engenheiro agrônomo. Se for adquirir de viveiros, é importante buscar por viveiristas certificados e de confiança.

Outra condição relevante na hora do plantio é a data, visto as dificuldades climáticas, é ideal que o solo e as mudas estejam preparados entre o final de outubro e início de dezembro, para que o plantio seja iniciado nos meses de novembro ou meados de dezembro.

Para começar uma lavoura com o “pé direito” devemos levar em consideração diversos fatores, como esses descritos. Mas é importante relembrar que não existe uma maneira fixa de realizar o plantio. No campo, são encontrados dos mais modernos aos mais simples projetos, o que vale salientar é que o passo de implantação é o primeiro e o mais importante para o sucesso de sua lavoura.

A assistência técnica faz parte da rede de Serviços Integrados da Cocapec e orienta o cooperado na condução de sua lavoura durante todo o ano, acompanhando o produtor desde o plantio até a armazenagem do café.

Mais informações: www.cocapec.com.br 

*Willian César Freiria é engenheiro agrônomo da Cocapec/ Uniagro.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint