FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Caminhos para uma boa colheita

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 20/06/2018

1
1

O Coordenador de Assistência de Café da empresa Rehagro, Daniel Veiga, esclareceu algumas dúvidas com a nossa equipe sobre a formação da lavoura de café; período de colheita; solo; cal virgem ou hidratada.

Como é o processo de plantio do café?
O plantio de café pode ser mecanizado ou manual, o importante para as áreas mecanizadas é fazer o plantio com alinhamento que permita melhor otimização operacional das máquinas; uma boa preparação da área antes do plantio para melhorar as condições físicas e químicas do solo, principalmente em profundidade. A escolha da variedade, espaçamento e época de plantio para alcançar melhores produtividades irá variar com as diferentes regiões. O ideal é plantar o mais cedo possível, normalmente até novembro.

Qual o melhor período para colheita?
Um bom período da colheita inicia quando os frutos estão no ponto cereja, mas é importante iniciá-la com 20 a 30% de verde (imaturo) para terminar a colheita mais cedo diminuindo a queda dos frutos no chão que irão perder a qualidade de bebida e não prejudicar a produtividade da próxima safra, porque a colheita tardia, a partir de agosto, irá derrubar ou machucar parte dos botões florais.

Como saber se o solo é adequado?
Os solos adequados para o plantio de café precisam ser profundos, por conta do bom desenvolvimento do sistema radicular em profundidade e de textura média a argilosa, normalmente latossolos (constituídos predominantemente por material mineral).

Cal virgem e cal hidratada por que usar na plantação?
A cal virgem e cal hidratada são provenientes do calcário. A cal vigem é o resultado da decomposição térmica (calcinação) do calcário a uma temperatura média de 900º e a cal hidratada é o resultado da hidratação da cal virgem.

A função do calcário, cal virgem e cal hidratada no solo é corrigir os teores de cálcio e magnésio, elevar o pH e neutralizar o alumínio que prejudica o desenvolvimento do sistema radicular do cafeeiro. Lembrando que a cal virgem e a cal hidratada reagem mais rápido no solo em relação ao calcário.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SILVANIA FAUSTINO DE SOUZA NUNES

IÚNA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/04/2019

Boa noite qual veneno eu uso para combater acorda amarelo no cafe