ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeeiros novos com topo da copa achatado podem indicar pouca água

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 20/03/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Plantas novas de cafeeiros na fase de formação das lavouras podem apresentar o topo achatado, chamando a atenção dos técnicos sobre quais seriam as causas desse comportamento. As evidências mais recentes em campo colocam a falta parcial de água no solo como uma das principais responsáveis por isso.

Quando em visitas a lavouras cafeeiras no campo, frequentemente são observadas coisas novas ocorrendo em cafeeiros, mas nem sempre podem ser definidas com precisão as causas desses aspectos diferentes nas plantas.

Uma observação que pode ser feita eventualmente em lavouras de café em formação é o formato anormal da copa dos cafeeiros jovens. Ao se olhar para a planta ou para linha de cafeeiros, se observa o topo achatado, como se houvesse passado a régua por em cima, sendo que os ramos laterais ficam em posição de altura semelhante ou até mais altos do que o ponteiro da planta. O normal seria o topo da planta com ramos do ponteiro em posição mais alta, formando uma espécie de cone e não um cilindro.

A princípio pode-se suspeitar como causa do achatamento a falta de boro, porém, ao observar a folhagem, não aparecem normalmente os sintomas de carência de boro nas folhas. Além disso, os problemas de formato da copa ocorrem mesmo em plantas muito bem nutridas.

Por outro lado, tem sido verificado que o problema de achatamento aparece em épocas de veranicos, com menor suprimento de água no solo. Adiciona-se que ao lado dos sintomas de achatamento aparecem ramos laterais com folhas mais velhas pendidas para baixo (tipo orelha de zebu), umas sobre as outras, indicando uma espécie de defesa para reduzir a transpiração. No mesmo sentido, para reforçar a causa ligada à falta parcial de água, pode-se verificar que no processo de subida da água para a planta, a pouca água chega primeiro nos ramos laterais por estarem implantados mais embaixo e na parte grossa do tronco. Já o ponteiro, na parte alta da planta e em tronco fino, seria a última parte a ser atendida pela pouca água, deste modo crescendo menos.

Em conclusão, existem várias evidências da causa apontada do achatamento da copa de cafeeiros jovens ligada ao suprimento de água à planta. No entanto, podem aparecer novas hipóteses, sinalizando outras causas às quais serão analisadas visando o melhor entendimento do problema.

Finalmente, é importante esclarecer que o crescimento das plantas de café de forma achatada, fora do normal, tem se mostrado de caráter temporário e sem maior importância econômica. Como os cafeeiros hoje em dia apresentam alto vigor e precocidade de crescimento, pode ser que essa redução temporária até seja favorável, para melhor equilíbrio da parte aérea com o sistema radicular das plantas.


Linha de cafeeiros jovens com cerca de 1,5 ano de idade, com plantas de topo achatado, sobressaindo mais em altura alguns ramos laterais e não o ponteiro. Coromandel (MG), jan/19.


Detalhe de cafeeiro de topo achatado, podendo-se observar que os ramos laterais têm a mesma altura do ponteiro da planta, alguns laterais ficam até um pouco mais altos, isto leva ao aspecto achatado da planta, quando o normal seria numa forma mais cônica.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures