ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bifurcação intensa em ramos laterais de cafeeiros conilon

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 12/06/2019

2 MIN DE LEITURA

1
0

A bifurcação de ramos produtivos em cafeeiros arábica é uma característica muito conhecida, sempre presente e desejada nas plantas. Por outro lado, em cafeeiros robusta e conilon, esta particularidade da ramagem é pouco encontrada e não desperta interesse, até recebe opiniões contrárias por parte de produtores e de alguns técnicos que associam este aspecto à maior presença de saia em cafeeiros conilon, o que não é bem aceito por eles.

A brotação de novos ramos laterais ou plagiotrópicos, oriundos desses mesmos ramos, forma o que se chama de bifurcações, dando origem ao palmetamento. Essa formação aumenta a área produtiva de cada ramo lateral primário, pois multiplica a quantidade de ramos e, consequentemente, aumenta o número de nós, os quais vão dar origem a mais florações e frutificações.

As observações em campo, feitas nos últimos anos, mostram que cafeeiros robusta-conilon podem sim formar ramagem lateral mais abundante, através de formação de palmetas, à semelhança dos cafeeiros arábica.

Nos cafeeiros arábica, a pesquisa evidenciou que uma maior formação de palmetamento em condições normais está ligada a um espaçamento mais largo entre plantas na linha. Em situações anormais, onde ocorre bloqueio hormonal da ponta dos ramos, seja por distúrbios climáticos ou por deficiências nutricionais (especialmente de B), a formação de novos ramos laterais sobre os primários aumenta bastante.

No caso dos cafeeiros conilon, a maior formação de palmetamento, ou seja, uma maior brotação de ramos novos em laterais primários, está ligada à condução de um menor número de hastes/planta, especialmente na condução uni-caule, como vem sendo feita em algumas lavouras de conilon mais recentemente. A própria utilização de mudas clonais nos plantios de conilon tem levado a isso, pois essas plantas, assim formadas, de início produzem menor número de hastes ortotrópicas.

Uma das razões que contraindicariam práticas para favorecer o palmetamento em cafeeiros conilon está na maior dificuldade de derriça dos frutos na colheita. Em ramos bifurcados, o trabalhador não correria livremente a mão de cima a baixo nesses ramos. No entanto, com a maior frutificação, haveria vantagens produtivas, ainda mais conhecendo que, atualmente, parte da colheita do conilon é praticada pelo corte rente da ramagem, sobre lona, depois com derriça por máquina debulhadora. Além disso, com a condução de menor número de hastes, logicamente associada a um menor espaçamento, seria viável praticar o esqueletamento de cafeeiros conilon, à semelhança do sucesso que vem sendo alcançado com essa prática em cafeeiros arábica. No esqueletamento, como se sabe, a bifurcação desejada para multiplicar a ramagem produtiva nova é induzida pela própria poda.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ODIRLEI GUERRA

CAMACAN - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/06/2019

O famoso pé de galinha

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures