ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bicho-mineiro: Pesquisadores disponibilizam e-book com técnicas de controle da praga

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 22/03/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

O bicho-mineiro é uma das pragas que ameaça as lavouras de café. Ele nada mais é do que uma mariposa, que habilidosa, deixa que sua larva cause o dano na planta. É a larva que durante várias fases se alimenta no mesofilo (conjunto de tecidos das plantas), causando necrose, perda de capacidade fotossintetizante e desfolha. Assim, entre 30% e 70% da produção é perdida, pois a qualidade e a produção dos grãos são comprometidas, provocando impacto negativo na cadeia produtiva do café.

O controle por pesticidas sintéticos tem sido obrigatório, mas desvantagens como a seleção de populações resistentes do inseto e os efeitos nocivos no ambiente e na saúde humana, motivaram a comunidade científica a desenvolver estratégias para a implementação de um sistema de manejo integrado de pragas.

Diante das dificuldades enfrentadas pelos produtores no combate a essa praga, pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF), Embrapa Café (Brasília/DF), Embrapa Cerrados (Planaltina/DF) e da Universidade de Brasília (UnB) disponibilizam o e-book da Série Documentos da Embrapa intitulado Bicho-mineiro (Leucoptera coffeella): uma revisão sobre o inseto e as perspectivas para o manejo da praga.

O material fornece um amplo panorama a respeito das técnicas em estudo para o controle desse inimigo da cafeicultura. Para acessar clique aqui.

De acordo com os autores, a publicação tem como objetivo consolidar as informações disponíveis na literatura indexada, abordando aspectos da biologia, ecologia, estratégias de controle e fornecer perspectivas de manejo do inseto.

As informações são da Embrapa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint