FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Bem-te-vi e Acauã 8, duas novas cultivares de café com resistência e produtividade

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 16/01/2018

3
1

As pesquisas de melhoramento genético do cafeeiro, desenvolvidas pela Fundação Procafé, com parte de materiais recebidos do ex-IBC, vêm resultando no lançamento de novas cultivares. Busca-se maior resistência e produtividade, fatores importantes na redução dos custos de produção. Em 2017 foram liberadas duas novas cultivares com boas características produtivas, a Bem-te-vi e a Acauã 8.

O material de Acauã é oriundo do cruzamento do Sarchimor 1668 com o Mundo Novo, feito no Paraná pelo Doutor Kaiser, ainda na década de 1980. Nos cruzamentos e seleções, em seguida, deu origem ao registro de cultivares como Acauã, Acauã novo e Asa Branca.

A Acauã Pássaro do Sertão caracteriza cafeeiros mais tolerantes à seca. A seleção original foi feita em um campo de Acauã 365 situado em Marechal Floriano (ES), onde foram selecionadas 11 plantas, colocadas em ensaio na Fazenda Varginha, onde se destacaram as variedades CV 8 e 2, que foram reunidas. Depois foi constituído um campo de multiplicação das duas variedades separadas, onde se verificou, após seis safras, maior vigor e produtividade da CV 8. As plantas são de porte baixo, de bom vigor e tolerantes à seca e de alta resistência à ferrugem. Têm ainda resistência ao nematoide M. A brotação nova tem cor bronze, bem escuro. Os frutos são de maturação média, de coloração vinho e de tamanho médio. Na tabela 1 estão os dados de produtividade em ensaios, em comparação com cultivares padrões.

Tabela 1
Produtividade da cultivar Acauã 8, em relação aos padrões, em ensaios em 2017
Condições dos ensaios

Produtividade

(scs/ha)

Acauã 8 Padrão Catuaí
Ensaio em Varginha (MG), em média de 7 safras, padrão Catuaí SH2-SH3 41,7 32,1
Ensaio em Varginha (MG), média de 3 safras, padrão Catuaí V.144 54,8 38,2
Ensaio em Varginha (MG), média de 2 safras, padrão Catuaí V.144 45,8 21,1
Média das três condições 47,4 30,1

O material de Bem-te-vi é oriundo de cruzamento entre Catimor 391 e Catuaí amarelo 74, efetuado na década de 1980 na Fazenda Experimental de Varginha, dando origem a plantas de frutos amarelos ou vermelhos. A seleção seguiu por mais três gerações e as melhores plantas, de frutos vermelhos, das variedades CV 700 e 701 do ensaio 3-27, foram testadas em ensaios em diferentes regiões, com bom comportamento produtivo e alta resistência à ferrugem . A cultivar tem frutos vermelhos, de maturação média a tardia, com plantas de elevado vigor e boa produtividade. Na tabela 2 pode-se observar resultados de produtividade da nova cultivar em comparação com as mais produtivas e com o padrão Catuaí. Nas diferentes regiões onde vem sendo ensaiada, a cultivar Bem-te-vi sempre se situa entre as mais produtivas. As plantas possuem porte baixo e brotos verdes. 

Tabela 2
Produtividade da Bem-te-vi em relação aos padrões, em ensaios em regiões cafeeiras, 2017
Condição dos ensaios

Produtividade

(scs/ha)

Bem-te-vi Padrão Catuaí
Produtividade Colocação Produtividade
Em Andradas (MG), média de 7 safras, padrão Catuaí A.62 45,5 44,7
Em Araxá (MG), média de 3 safras, padrão Catuaí V.144 40,8 36,4
Em Martins Soares (MG), média de 9 safras, Catuaí V.44 67,4 49,7
Média das três condições 55,9   44,2

Conforme os resultados produtivos e as características apresentadas, pode-se verificar que as duas novas cultivares podem ser plantadas, dando prioridade à Acauã 8 para cultivos de sequeiro e regiões mais quentes e a Bem-te-vi para condições normais.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SANDRO ANDRADE BARBOSA

IBIRACI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/04/2019

boa tarde, gostaria de indicação de melhor variedadepara uma altitude de 1040 metros produtividade e resistencia a denças!! desde ja obrigado
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 12/07/2018

No ES um produtor de sementes registradas é o Cesar Krohling de Mal Floriano. Consulte pelo cesar.kro@hotmail.com. Matiello
CLOTTER GUSMÃO SERAFIM

TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/07/2018

Gostaria de adquirir sementes confiáveis do Acauã 8. Como posso acha-lo no leste de Minas ou Espírito Santo?