FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Abrir covas de café com perfuratriz motorizada exige cuidados

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 20/02/2020

0
1

Muitos cafeicultores ainda vêm plantando café, seja em substituição às lavouras velhas, seja em novas áreas, apesar das condições atuais de preços baixos do produto, em desequilíbrio com a elevação dos custos de produção. Isto ocorre porque, especialmente nas regiões montanhosas, não tem sido fácil encontrar outras opções agrícolas adequadas para substituir ou diversificar a lavoura cafeeira nas propriedades.

Mas plantar café exige, além de investimento alto, cuidados na execução das práticas de formação da lavoura. Uma adequada estruturação das plantas jovens, no seu sistema radicular e em sua parte aérea, vai garantir que se tornem cafeeiros produtivos em sua fase adulta. Cuidar bem da base, na formação das plantas, traz retornos positivos e compensações por um longo período, por tratar-se de uma cultura perene.

Uma das fases importantes do plantio é a preparação do solo, pois as mudas plantadas devem encontrar, no campo, condições apropriadas ao seu desenvolvimento. Nas áreas montanhosas, na chamada cafeicultura de montanha, a preparação precisa ser feita, em sua maior parte, de forma manual. O terreno, depois de limpo e demarcado, vai receber as covas de plantio, que são perfuradas, e a terra delas deve ser corrigida e adubada.

Na abertura de covas em área montanhosa, o processo tradicional, com o uso de enxadões, vem sendo substituído por emprego de maquinário adaptado, como uma retroescavadeira de esteira, munida de conchas estreitas ou, especialmente em áreas menores, pelo uso de perfuratrizes motorizadas, de operação manual.

A máquina perfuratriz motorizada é composta de um pequeno motor a gasolina, que pode ser próprio ou adaptado de um motosserra, que é acoplado e aciona uma broca ou perfuradeira, esta podendo ser de dois tipos: uma na forma de uma rosca sem fim, que abre e retira a terra do buraco, e outra uma espécie de lâmina cortante, que perfura o solo sem tirar a terra.

O objetivo desta Nota Técnica é orientar sobre o uso correto da perfuratriz, pois muitos vêm fazendo de modo errado. Seguem os cuidados:

Deve-se usar, exclusivamente, a broca rosca que retira a terra, pois, assim, pode-se misturar o calcário e os adubos fora da cova e, em seguida, colocá-los, misturados e em boa profundidade, dentro das covas. A broca de lâmina cortante não aprofunda os adubos colocados sobre o solo antes da perfuração, sendo o aprofundamento condição essencial para a ação do calcário e fósforo junto às raízes;

Devem ser usadas brocas de bom diâmetro, como as de 20 cm, nunca a de 10 cm, pois a cova ficaria com diâmetro muito pequeno;

A perfuração deve ser feita em toda a profundidade possível, até o término do eixo da broca, e o equipamento deve ficar rente ao chão, ficando, pelo menos, com 50-60 cm de profundidade;

A superfície do solo deve estar limpa para evitar embuchamento da broca por ervas ou outros resíduos vegetais e, depois, facilitar a mistura dos adubos na terra extraída;

No enchimento da cova deve-se deixar uns 5-10 cm de folga, sem encher, ou seja, ficando abaixo da superfície do solo, para que assim, após o plantio, haja o acumulo de água das chuvas junto às mudas plantadas.


A perfuratriz motorizada de operação manual abrindo covas para plantio de café. A broca deve ser do tipo rosca, ter pelo menos 20 cm de diâmetro e deve ser aprofundada o máximo possível. O terreno deve estar limpo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.