ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

5 cuidados essenciais na colheita do café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 02/06/2021

2 MIN DE LEITURA

0
1

O café faz parte do dia a dia dos brasileiros. Assim, garantir uma bebida de ótima qualidade é muito importante para o crescimento do setor no País. Para se obter um bom resultado, é necessário que seja realizado o manejo correto em todas as fases de produção.

Uma das fases importantes na produção de um ótimo café é o momento da colheita e pós-colheita. Confira abaixo 5 cuidados que são essenciais para garantir uma colheita de qualidade:

1- Colocação do pano

Um cuidado muito importante é com o pano. Ele deve ser colocado no solo de forma que separe os frutos que já estão no chão (e certamente já em processo de deterioração, o que pode afetar a qualidade da bebida). Esse pano deve cobrir totalmente o solo e envolver o ramo de café no qual será feita a colheita.


A colocação do pano durante a colheita do café deve cobrir os grãos que já estavam no chão

2- Evitar pisar nos frutos caídos

O apanhador deve tomar cuidado para não pisar nos frutos que estão no chão. Com o pisoteio, os frutos serão descascados e, no momento da secagem, acabarão secando antes dos frutos que não foram descascados, prejudicando a qualidade da bebida.


Apanhador deve evitar pisar nos grãos de café que caem no chão no momento da colheita

3- Evitar a “virada dos ramos”

A prática de “virada dos ramos” consiste no apanhador virar para o lado dele alguns ramos que estão virados para o lado contrário. Isso pode levar à quebra ou trinca dos ramos, ocasionando o crescimento de novos ramos, que não é ideal para o cafeeiro.


Ramo quebrado devido à prática de "virada de ramos"

4- Não deixar a saca com café no sol após a colheita

Após a colheita, o café será colocado dentro de um saco de ráfia. É comum que o apanhador deixe esse saco na rua, nas entrelinhas, exposto ao sol. Como o café tem umidade e alto teor de açúcar, por se tratar principalmente de um fruto cereja, rapidamente entrará em fermentação. Assim, a saca de café não deve ser mantida na entrelinha por mais de quatro horas. É comum que o apanhador comece a trabalhar às 7h da manhã, mas o café seja recolhido somente às 15h, ocasionando um processo de fermentação indesejado.


Café mantido na rua embaixo de sol

5- Não utilize sacos plásticos para acondicionar o café

Alguns produtores, além de deixar o café colhido ao sol por muito tempo, colocam os frutos dentro de um saco plástico que não têm ventilação. Isso pode ser ainda pior quando esse saco é reaproveitado de adubos, podendo ser muito prejudicial. O correto é colocar o café em sacos de ráfia, deixar sua boca aberta e colocar à sombra do cafeeiro, evitando que ocorra o indesejado processo de fermentação.


Café acondicionado em saco plástico de adubo e café acondicionado em saco de ráfia, com a boca aberta, na sombra

Gostou dessas dicas? Para ajudar você a melhorar cada vez mais as técnicas de colheita do café, o EducaPoint lançou o curso on-line Tecnologias de colheita e pós-colheita do café. Neste curso, o professor da Universidade Federal de Lavras e Q-Grader, licenciado pelo Coffee Quality Institute/USA (CQI), Dr. Virgílio Anastácio, apresenta os procedimentos adequados durante a colheita e pós-colheita para se produzir um café de alta qualidade.

As informações e fotos são do EducaPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint