ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uso sustentável da água na cafeicultura será debatido em Fórum Mundial

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 16/03/2018

1 MIN DE LEITURA

0
0

O uso de recursos hídricos de forma sustentável, o reaproveitamento da água e a preservação das fontes de fornecimento serão debatidos no 8º Fórum Mundial da Água, entre os dias 18 e 23 de março, na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

A diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vanusia Nogueira, falará sobre o tema no dia 19. Ela ministrará três palestras em parceria com a Embrapa Café. As apresentações terão como foco as soluções que os cafeicultores e suas entidades de representação encontraram nas diversas etapas da cadeia produtiva para reduzir o consumo da água, evidenciando o uso racional desse recurso e a sustentabilidade da atividade cafeeira.

Vanusia Nogueira destaca que o envolvimento dos produtores de todo o mundo no esforço de gestão responsável da água deve ser potencializado com incentivos positivos à racionalização do uso dos recursos hídricos. "Para isso, é necessário que governos, organismos internacionais, organizações não-governamentais, empresas, consumidores e demais atores reconheçam os produtores rurais como parte da solução dos problemas de gestão da água", disse.

As instituições do agro nacional defendem o incentivo à ampla difusão de tecnologias ligadas à eficiência do uso da água, particularmente a irrigação, que promove desenvolvimento regional, aumento do Índice de Desenvolvimento Humano, geração de renda, criação de empregos, além de garantir a segurança alimentar.

Nesse sentido, as entidades do setor orientam que as áreas susceptíveis a secas severas tenham facilitado o acesso à tecnologia, ao crédito e ao mercado, de forma que a propriedade rural seja potencializada como uma unidade de negócio.

O Brasil, com cerca de sete milhões de hectares irrigados, é um dos poucos países do mundo, senão o único, com capacidade para triplicar essa área de maneira sustentável, ampliando a oferta de alimentos, fibras e bioenergia para o planeta, isso porque o País utiliza apenas 2,6% de sua vazão para fins de irrigação, já desconsiderada a contribuição das bacias amazônicas.

Nos quatro dias do Fórum, o pavilhão da CNA contará com palestras sobre irrigação e o uso racional dos recursos hídricos no ciclo produtivo de diversas culturas da agropecuária brasileira. A BSCA apresentará diferentes métodos de preparo da bebida com cafés especiais de várias origens produtoras do País.


 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures