ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

ES: nova variedade de café conilon visa revolucionar cultivo da espécie

PRODUÇÃO

EM 14/11/2017

0
0
Da redação

Uma nova variedade de café conilon, chamada de "Marilândia ES8143" quer revolucionar o cultivo da espécie no Brasil. Comparada às plantas atuais, ela é mais resistente à seca e a altas temperaturas, resultando em uma colheita com pouca variação anual, mesmo em períodos de estiagem, e tem produção 17% maior que as variedades existentes. 

Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia
                                  Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia

Foram mais de 30 anos de estudos até chegar à nova variedade, chamada de "Marilândia ES8143" em homenagem à cidade do Espírito Santo. O resultado final foi obtido após a análise de mil plantas diferentes em três municípios que representam a diversidade dos relevos do estado: Marilândia, Sooretama e Cachoeiro de Itapemirim. 
Segundo o coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura, Romário Gava Ferrão, o processo gerou uma variedade formada por 12 clones com tolerância à seca: "A planta tem alta produtividade em condição de seca ou com irrigação e estabilidade de produção, diferente do que ocorre nas variedades que temos. Além disso, tem tolerância à ferrugem, qualidade da bebida superior e bom rendimento de beneficiamento", explicou Ferrão.
De acordo com o pesquisador e desenvolvedor do jardim clonal (onde se desenvolvem os clones),  Paulo Sérgio Volpi, antigamente o processo de produção da muda até a primeira colheita demorava 5 anos, mas agora leva, no máximo, 3 anos e meio: "era preciso esperar 2 anos para retirar a estaca e começar a fazer muda. Agora serão apenas sete meses", disse. 

Para retirar o material para fazer as mudas, as estacas, os viveristas precisam se cadastrar nos escritórios do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na semana seguinte ao lançamento, que será na próxima sexta-feira (17).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.