carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Notícias > Produção

Cocatrel realiza premiação dos Melhores Cafés Cocatrel da Safra 2017

postado em 10/11/2017

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Da redação

Com o objetivo de incentivar e reconhecer os produtores que priorizam a qualidade dos cafés em todos os processos de produção, a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) realizou a premiação dos Melhores Cafés Cocatrel da Safra 2017/2018. O evento aconteceu na última quinta-feira (09), na Pousada Travessia, em Três Pontas, Minas Gerais.

Foto: Divulgação
                                            Foto: Divulgação

Na abertura do evento, o presidente da cooperativa, Francisco Miranda de Figueiredo Filho, ressaltou a importância dos produtores para a Cocatrel e a necessidade de investir na qualidade dos cafés, que tem sido exigência do mercado. Ele também aproveitou  a ocasião para apresentar o novo departamento da instituição, o Cocatrel Direct Trade, focado em cafés especiais e na exportação. 

Segundo o coordenador desse novo setor, Gabriel Miari, a função do segmento é valorizar o produtor, orientá-lo e encontrar os cafés de qualidade que os cooperados da Cocatrel produzem. "Por outro lado, estamos buscando os melhores mercados para a comercialização destes cafés, visando sempre obter bons negócios para a Cocatrel e, principalmente, para o produtor".

Foi a equipe da Cocatrel Direct Trade que selecionou e classificou os cafés recebidos pela cooperativa, com pontuação acima de 84 pontos, nas categorias Cereja Descascado e Natural. Para as amostras foram dadas notas de acordo com alguns tópicos avaliados como: aroma, uniformidade, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização, entre outros. 

Os lotes de cafés premiados foram vendidos a um preço mínimo de R$700,00 a saca, com o comprometimento da cooperativa em buscar outros compradores para melhorar ainda mais este valor, que na atual situação do mercado cafeeiro, já é bastante significativo. Além de um troféu personalizado, cada um dos premiados recebeu 20 kg de seu café torrado e moído, colocados em embalagens especiais. Eles terão seus produtos à venda na Cafeteria Cocatrel e no e-commerce da loja online da cooperativa.

Além dos premiados e das empresas parceiras, uma homenagem foi prestada ao Centro de Comércio de Café de Minas Gerais (CCCMG), representado pelo presidente Archimedes Coli Neto, que parabenizou os cooperados e ressaltou a importância de cada um em contribuir para melhorar a qualidade dos cafés de Minas Gerais.

Abaixo, segue a lista dos 12 cooperados premiados:

Categoria Cereja Descascado

Antônio Vitor Archanjo - Sítio Lagoa – Três Pontas
José Carlos dos Reis - Sítio Padre Vítor – Três Pontas
Romeu Scalioni - Sítio Retiro – Nazareno
Tomé Moacir Maciel - Fazenda Recanto do Sol – Três Corações

Categoria Natural

Agostinho de Fátima Marcelino - Fazenda Curralinho – Três Pontas
Edinei Henrique de São José - Sítio Queixada - Ilicínea
Fábio Araújo Reis - Fazenda Mato Santo – Carmo da Cachoeira
Flávio Alessandro Corrêa - Sítio Por do Sol – Três Pontas
Francisco Sales - Sítio Ariana – Carmo da Cachoeira
João Cesar Resende - Taboão – Lagoa Dourada
José Vitor Luz - Fazenda bom Sucesso – Carmo da Cachoeira
Mari Nanci Reis - Fazenda Padre Vitor – Três Pontas 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade