ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Clones de conilon puxam primeiras colheitas em Rondônia na safra 2017

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 22/03/2017

2 MIN DE LEITURA

1
0
Por Thais Fernandes

O estado de Rondônia, segundo maior produtor brasileiro de café canéfora (conilon e robusta), atrás apenas do Espírito Santo, pode se destacar ainda nesta safra. Em meio a forte seca que afetou as lavouras capixabas e do Sul da Bahia, os rondonienses se tornam cada vez mais uma importante fonte de fornecimento do grão no mercado interno.

Foto: Dhiony Costa e Silva / Câmara Setorial do Café do Estado de Rondônia
Produtor de Vilhena (RO), Abílio Hodêncio, está retomando a produção de café, admirado com lavoura altamente produtiva

Neste mês de março, boa parte das lavouras do Estado já caminha para colheita de café. “Os grãos estão completamente formados e em processo de maturação. Com exceção de alguns clones mais precoces que se encontram em estádio mais avançado. As chuvas foram favoráveis ao desenvolvimento de frutos e ramos que formação a próxima safra de 2018”, pontua o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves.


A exceção comentada por Alves se destaca em fotos vistosas de lavouras em plena atividade já neste mês de março. Segundo o presidente da Câmara Setorial do Café do Estado de Rondônia, Ezequias Braz da Silva, os clones que estão adiantados são o Clone P50 e o Clone 66. É o caso de propriedades com clones precoces iniciando colheita em Nova Brasilândia d' Oeste (RO), enviadas ao CaféPoint:

Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação


Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação
 


Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação



O estado possui o maior parque cafeeiro da Região Norte do país, sendo o segundo maior produtor brasileiro de café canéfora (conilon e robusta), atrás apenas do Espírito Santo. “Dependendo da lavoura e clones, estamos com 20% de grãos Maduros. O clima foi ótimo para a gestação da fruta e para a lavoura”, afirmou Ezequias Braz da Silva.

Outros municípios como Alta Floresta e Alto Alegre também tem lavouras em fase de colheita. Veja algumas das fotos enviadas ao CaféPoint:


Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação


Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação
 


Dia do Início da Colheita do Café Conilon
Oficialmente, o início da colheita do café em Rondônia é dia 10 de abril, data inserida no calendário oficial do estado, como o Dia do Início da Colheita do Café Conilon, foi instituído pela Lei 3.516, de 17 de março de 2015, pelo governador de Rondônia Confúcio Moura. Segundo a Embrapa –RO, o objetivo desta data é evitar que os produtores colham os frutos precocemente, incentivando-os a colheita do fruto maduro, com melhor qualidade.

A expectativa é de que aproximadamente 2 milhões de sacas sejam produzidas no estado em 2017. Um aumento que representa 22%, comparado à safra anterior segundo os dados do Levantamento da Conab, divulgado no último mês de janeiro.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBERTO WAGNER TRAVENÇOLO

CACOAL - RONDÔNIA

EM 23/03/2017

O aumento deve ser maior, em torno de 30/40%, o que será muito bom pra Rondônia, onde poderemos, esse ano, produzir em torno de  1,2 milhões de sacas. Os "2 Milhões" é por conta da CONAB...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures