ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rondônia, um novo "país" produtor?

POR CARLOS HENRIQUE JORGE BRANDO

P&A MARKETING E EQUIPE

EM 18/11/2016

3 MIN DE LEITURA

0
0
Neste momento quando algumas fontes afirmam que o crescimento do consumo de robusta superará o de arábica até 2020 em uma proporção de 3 para 1 e outras fontes dizem que em 4 para 1, as mudanças climáticas e secas no Vietnã, Indonésia e Espírito Santo e Bahia, no Brasil, suscitam preocupações especiais. Os preços refletem tais preocupações com conilons vendidos a preços maiores que arábicas de qualidade média no Brasil, em uma inversão incomum da direção da “arbitragem”, a diferença de preço entre os dois tipos de café.
Notícias que variedades clonais de conilon somadas à irrigação fazem com que o sistema radicular permaneça mais perto da superfície do solo e as plantas, portanto, mais expostas à secas indicam que áreas substanciais de conilon deverão ser arrancadas e replantadas. Isto fará com que algumas perdas devido à seca de 2016 se estendam até 2017 e 2018, independentemente de ocorrências normais de precipitação no futuro próximo. Para agravar a situação, o conilon que não for arrancado também poderá sofrer em 2017 com a seca de 2016 e produzir menos, especialmente se as chuvas não começarem logo no Espírito Santo e no Sul da Bahia. Isto cria um quadro sombrio para o fornecimento de robustas, independente de como a mudança climática possa afetar a Indonésia, o Vietnã e outros produtores de robustas nos próximos anos.

Embora triste, esta situação pode criar oportunidades interessantes para o estado brasileiro de Rondônia, na região amazônica, que produz robustas há décadas, mas sempre foi marcado pela baixa produtividade e por uma ineficiente cadeia de abastecimento, sem mencionar sua distância dos portos de exportação e da indústria de café torrado e solúvel, concentrados nos estados do Sudeste brasileiro. A produção de café em Rondônia começou a modernizar-se e a desenvolver-se nos últimos anos incentivada por novas variedades, tecnologia, vontade política e, recentemente, pela adoção da sustentabilidade como um dos pilares básicos de seu novo negócio de café, graças à colaboração com o Programa Café Sustentável, agora Plataforma Global do Café.

O café de Rondônia é plantado em terras totalmente mecanizáveis, não florestais, na margem sul da Floresta Amazônica onde ainda existem áreas para plantar mais sem a necessidade de se cortar árvores. Além disso, muito do crescimento da produção virá de maior produtividade na mesma área. De qualquer maneira, a ênfase em sustentabilidade faz sentido devido à proximidade da floresta e também porque Rondônia quer evitar qualquer consideração indevida sobre seus cafés.

A reviravolta de Rondônia resultou da introdução de tecnologias desenvolvidas no Espírito Santo – variedades, cultivo e poda – tanto com novos plantios como com a reabilitação de áreas existentes, algumas com variedades de robustas diferentes do conilon. A produtividade, cuja média estava abaixo de 12 sacas por hectare nos cinco anos antes de 2012, está agora próxima de 20 sacas/ha e tudo indica que há muito mais por vir baseado nos números e na experiência do Espírito Santo. A produção do estado está em vias de regressar aos 2 milhões de sacas e os especialistas asseguram que isto é apenas o começo. Combinando os índices de crescimento do Espírito Santo com rentabilidade alta em Rondônia, que está gerando mais plantio, e a abundância de água – chuvas e rios – pode não ser irracional esperar 5 milhões de sacas de café na primeira metade da próxima década. Isto me levou a fazer a pergunta do título: se Rondônia terá a dimensão de um novo país produtor de Robusta, maior que a atual Uganda e Costa do Marfim, e entre os “top 5”! A história nos dirá...

Se as projeções de produção parecem impressionantes, mais relevante que isto é que o renascimento do negócio café em Rondônia está acontecendo de forma responsável, sustentável e desafiando o preconceito contra a qualidade do robusta. Em 2016, o estado organizou um concurso estadual de qualidade de café robusta que incluiu a sustentabilidade entre os critérios para definir os ganhadores, e teve uma participação importante nas sessões de provas (“cupping”) que aconteceram durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, Minas Gerais, em setembro. Existe muito apelo de marketing para reposicionar esta nova-velha origem de café e, logo, será hora de fazê-lo. 

CARLOS HENRIQUE JORGE BRANDO

Engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP; pós-graduação à nível de doutorado em economia e negócios no Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA; sócio da P&A Marketing Internacional, empresa de consultoria e marketing na área de café

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures