ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Número divulgado pela Conab sobre estoques de conilon contraria setor

POR EQUIPE CAFÉPOINT

POLÍTICA

EM 18/01/2017

0
0
Por Thais Fernandes

Ainda em dezembro passado, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, decidiu suspender a decisão sobre importação de café verde. O assunto retornaria ao debate após os dados sobre a quantidade de café conilon nos armazéns fosse apurado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Nesta terça-feira (17/1), a Conab anunciou em reunião com o Mapa e o setor produtivo que o número em armazéns particulares é de 2,14 milhões de sacas de café conilon. O resultado, contudo, contraria levantamento apresentado anteriormente pelo deputado federal Evair de Melo (PV/ES). Segundo ele, outras entidades capixabas como a Federação da Agricultura do Espírito Santo, OCB, Centro de Comércio do Café de Vitória (CCCV) deram respaldo o documento. O levantamento dos capixabas aponta que entre os estados produtores de Espírito Santo, Rondônia e Sul da Bahia, ainda há cerca de 4 milhões de sacas de conilon.

“Esse número chega a ser surreal. Mostra a incompetência técnica da Conab para tratar esse tema”, declarou Evair de Melo quando a Conab divulgou a prévia do levantamento, já apontando baixa nos estoques. A crítica do parlamentar era, principalmente, sobre a metodologia adotada pela Companhia, que não abrange todos os locais onde há o grão. “A Companhia só trata com alguns armazéns credenciados. Esse número é irresponsável, é menos de 1/3 do número que nós levantamos e entregamos ao ministro”, explicou o deputado.

Decisão adiada
Os dados foram apresentados inicialmente ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller. O ministro Blairo Maggi iniciou nesta terça-feira (17/1) missão ao exterior com a finalidade de participar da 9ª Conferência de ministros do Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura (GFFA), em Berlim. Decisão sobre o apoio a importação deve ser adiada até o retorno do ministro, segundo informou o Jornal Valor Econômico nesta quarta-feira (18/1).

0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.