ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil: consumo interno de cafés especiais será crescente em 2017

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/06/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
Por Camila Cechinel

Ao mesmo tempo em que o Brasil vive uma das piores crises políticas e econômicas, com as taxas de desemprego atingindo níveis recordes, nota-se o crescimento, de parte da população, pela obtenção de cafés de alta qualidade, também chamados de gourmets ou especiais. Para este ano, a expectativa é de que haja um aumento de até 7% no consumo interno dessas bebidas, de acordo com estimativas da Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic). O volume representa 800 mil sacas de grãos no ano. 

Foto: Felipe Gombossy/Café Editora
                                  Foto: Felipe Gombossy/Café Editora

Segundo o diretor-executivo do órgão, Nathan Herszkowicz, o café gourmet começou a aparecer de forma significativa nos anos 2000, e é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força, principalmente em função do crescimento do consumo de cápsulas no país, com o advento das máquinas de espresso. Hoje, além das grandes do setor, há também centenas de outras indústrias de café, menores, experimentando o segmento. 

"O mercado de cápsulas deve crescer 24,4% este ano, conforme pesquisa da Euromonitor. Elas chegam ao comércio com um valor muito próximo às marcas líderes porque não há disputa por preços menores. A diferença se dá pela alta qualidade", diz. 

De acordo com Herszkowicz, apesar do mercado de cafés especiais responder  por 9% do consumo, enquanto o restante é destinado ao uso dos cafés comuns, com preço acessível e qualidade aceitável, quem pode fazer a escolha de qual café comprar, opta pelo gourmet. 

"Ele é raro, exclusivo. Quem prova um café de alta qualidade fica apaixonado e não volta atrás, mesmo custando por volta de R$ 53,00 o preço médio do quilo, conforme dados do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo", explicou. 

Sem medo de errar

Para Herszkowicz, as atuais incertezas políticas não devem alterar a projeção da Abic. Em 2016, ano emblemático para o país, enquanto a associação esperava por uma diminuição considerável no consumo de cafés especiais, devido às mudanças nos hábitos de compra por conta dos altos índices de demissão, o que se viu foi a procura deles, em ritmo elevado.

"Parte da sociedade busca preservar costumes, e o café é uma bebida acessível e democrática. Em 2017, a utilização de café gourmet vai crescer em velocidade maior que o consumo global da bebida, que é equivalente a até 2%", finalizou.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures