ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Websérie homenageia produtores de cafés especiais nos 50 anos do Cerrado Mineiro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/10/2022

2 MIN DE LEITURA

0
1

Há cinco décadas, a cafeicultura do Cerrado Mineiro iniciava uma jornada rumo à excelência, quando produtores nativos e outros que migraram de estados como São Paulo e Paraná investiram e criaram cooperativas, associações e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado. O empenho transformou a região num polo de cafés especiais, sendo a primeira região no Brasil a conquistar a Denominação de Origem. Recentemente, o Cerrado Mineiro atingiu a marca de um milhão de sacas com o selo, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), destinado aos produtores com processo de produção singular, que resulta em um café com características exclusivas. 

A Stoller do Brasil e seu conceito Café 360° eternizaram a história do Cerrado Mineiro e de produtores premiados numa websérie dividida em seis episódios, que valorizam o trabalho dos cafeicultores premiados. Apresentado pela jornalista Paula Varejão, o primeiro episódio convida a todos para conhecer a história da região, a inspiração e a dedicação que transformaram os cafeicultores em especialistas premiados. 

O segundo episódio, também já disponível no YouTube, mostra a trajetória e a inovação de Danilo Barbosa, produtor de cafés especiais e proprietário do D. Barbosa Coffee, atual campeão do Cup of Excellence, concurso de qualidade de cafés, além de acumular também o prêmio de campeão do Concurso Cerrado Mineiro. Danilo relata que o segredo do sucesso é acreditar na capacidade de produzir o melhor café, ouvir e aprender com outros produtores. E, ainda, conta como foi o processo usado na fazenda para a produção de cada safra campeã.

“Conheci com mais profundidade os produtores do Cerrado Mineiro. Desenvolvi um olhar, um entendimento da dinâmica da região e porque ela deu tão certo. E muito se deve às pessoas, ao profissionalismo dos produtores e a organização e união entre todos”, analisa a apresentadora.

No dia 3 de novembro, será a vez de conhecer a história do Café Santiago e conhecer a visão de negócios de Elmiro Alves, cafeicultor de sucesso na região do Alto Paranaíba. Qualidade reconhecida em 2019, o Café Santiago conquistou o prêmio da illycaffè de melhor café do Cerrado, sendo considerado o terceiro melhor do Brasil e está entre os 40 melhores do mundo. Em 2021, foi campeão do Coffee of The Year como o melhor café arábica do Brasil.

Dando sequência, no dia 10 de novembro, o episódio mostra a cafeicultura da Fazenda 5 Estrelas. Com espírito associativista, Bartholo, seu fundador, é uma das grandes lideranças da região, tendo sido, em diversas oportunidades, presidente da Expocaccer, cargo que exerce atualmente. A Fazenda Cinco Estrelas, além de atingir a excelência em seus cafés especiais, possui o selo Utz Certified, além de ser pioneira no programa de Venda de Crédito de Carbono, aprovado pela ONU. Na sequência, chega a vez da pioneira família Naimeg. 

No dia 17 de novembro estreia o episódio que reflete sobre a importância de inovar sempre e de maneira contínua. E toda essa evolução faz da Naimeg destaque no pódio do concurso do Cerrado Mineiro. 

Fechando a programação, no dia 24 de novembro, será a vez de conhecer a trajetória da Guima Café, referência em cafeicultura regenerativa, que evita que recursos naturais como solo e água se esgotem, criando um ambiente sustentável para o cultivo de alimentos. Como isso é feito e os benefícios para a lavoura são destaques do programa.

Para Gustavo Canato, gerente de marketing e especialidades da Stoller, a empresa não poderia deixar de prestar essa homenagem. “Buscamos sempre a proximidade com os clientes e entender seus desafios para propor soluções que aumentem os patamares de produtividade em sintonia com a qualidade. No Cerrado Mineiro vemos isso”, analisa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures