ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

União Europeia e Estados Unidos devem aumentar importações de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/06/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0

O Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgou seu relatório de Mercados e Comércio Mundial, incluindo uma visão geral prevista do comércio de café em 2020/2021.

O relatório semestral, publicado em junho e dezembro, inclui dados sobre comércio, produção, consumo e estoques mundiais e norte-americanos, bem como análise dos desenvolvimentos que afetam o comércio mundial de café. Os impactos da covid-19 foram levados em consideração na preparação do relatório 2020/2021.

O USDA FAS prevê que a produção mundial de café para 2020/21 seja 9,1 milhões de sacas de 60 quilos a mais que no ano anterior, para um recorde de 176,1 milhões.

O Brasil representa a maior parte do ganho, pois sua colheita de arábica entra no ano do ciclo de produção bienal e a de canéfora atinge uma produção recorde. As exportações mundiais deverão ser mais altas, principalmente com a força do Brasil. Espera-se que os estoques finais globais subam para um nível de seis anos, à medida que a produção ultrapassa o consumo.

Os preços do café, medidos pelo índice mensal de preços compostos da Organização Internacional do Café (OIC), recuaram, nos últimos meses, para uma média de US $ 1,04 por libra em maio de 2020.

Brasil

O relatório prevê que a produção brasileira de arábica ganhe 6,8 milhões de sacas acima da temporada anterior, para 47,8 milhões. As boas condições climáticas prevaleceram na maioria das regiões cafeeiras, apoiando o estabelecimento e desenvolvimento de frutos, resultando em altos rendimentos.

O USDA FAS espera que grande parte da colheita de arábica, iniciada entre maio e junho, e a qualidade da colheita sejam melhores que a anterior.

Prevê-se que a produção do canéfora ganhe 1,8 milhão de sacas, para um recorde de 20,1 milhões. Espera-se que chuvas abundantes aumentem a produtividade nos três principais estados produtores do Espírito Santo, Rondônia e Bahia. Além disso, a expansão de mudas clonais e técnicas aprimoradas de gerenciamento de culturas devem ajudar o ganho deste ano. A maioria da colheita do canéfora começou em abril e maio. A colheita combinada de arábica e canéfora está prevista em 8,6 milhões de sacas, para um recorde de 67,9 milhões. Espera-se que aproximadamente metade do ganho da produção seja exportada, com o restante armazenado.

Vietnã

A produção do Vietnã está prevista em 30,2 milhões de sacas, queda de 1,1 milhão em relação à safra recorde do ano passado. Prevê-se que a área cultivada permaneça inalterada em relação ao ano passado, com mais de 95% da produção total remanescente como canéfora (robusta).

O início da estação chuvosa foi seco, seguido de precipitação abaixo da média em muitas das principais áreas de cultivo. Os meses de fevereiro a maio são normalmente secos e o café requer irrigação durante esse período para garantir uma boa floração. No entanto, os baixos preços do café desincentivam os custos de irrigação, reduzindo a produtividade de alguns produtores.

As exportações do grão estão previstas em 24 milhões de sacas, enquanto os estoques devem permanecer elevados.

Colômbia

A produção de arábica da Colômbia deverá aumentar em 300.000 sacas, para 14,1 milhões em condições favoráveis ??de crescimento e rendimentos mais altos. As exportações do grão, principalmente para os EUA e a União Europeia, devem aumentar em 400 mil sacas, para 12,4 milhões. Com o consumo também subindo, o USDA FAS espera que os estoques finais sejam ligeiramente inferiores.

Indonésia

A produção da Indonésia deve cair 400.000 sacas para 10,3 milhões com a produção mais baixa de canéfora (robusta). As chuvas atrasadas no sul de Sumatra e Java, onde aproximadamente 75% da colheita de robusta são cultivadas, diminuíram a produção.

A produção de arábica, situada no norte de Sumatra, teve condições favoráveis ??de crescimento e deve aumentar a produção em 50.000 sacas, para 1,3 milhão. Espera-se que os estoques finais permaneçam elevados em 2,6 milhões de sacas, já que os preços atuais oferecem pouco incentivo para reduzir os estoques. Prevê-se que as exportações do grão caiam 200.000 sacas, para 5,9 milhões.

Índia

A produção da Índia deve ganhar 400.000 sacas, para 5,3 milhões milhões de sacas, já que o clima favorável durante o período de floração e frutificação deverá melhorar os rendimentos de arábica e robusta. A previsão é de que as exportações do grão caiam 300.000 sacas, para 3,3 milhões, enquanto os estoques devem aumentar levemente.

América Central

A produção total da América Central e do México deve aumentar em 600.000 sacas, para 18 milhões de sacas. O relatório diz que a ferrugem do café permanece na região e continua impactando a produção.

O USDA FAS espera que Honduras seja responsável por quase todo o crescimento da região, com aumento de 500.000 sacas, para 6,1 milhões em condições favoráveis ??de crescimento, juntamente com o aumento da aplicação de fertilizantes para aumentar os rendimentos. Honduras responde por cerca de um terço da produção da região.

México e Guatemala respondem por cerca de 20% da produção da região e continuam implementando programas para substituir árvores por variedades resistentes à ferrugem.

A produção da Nicarágua deve cair pelo terceiro ano consecutivo com rendimentos mais baixos devido à ferrugem do café.

As exportações combinadas do grão para a América Central e o México estão previstas em 14,5 milhões de sacas. Mais de 45% das exportações da região são destinadas à EU, seguidas por cerca de um terço para os EUA.

Importações

As importações da União Europeia devem aumentar em dois milhões de sacas para 49,5 milhões e representem quase 45% das importações mundiais de grãos de café. Os principais fornecedores incluem o Brasil, com 29%, Vietnã, com 23%, a Colômbia, com 7% e as Honduras, com 6%. Os estoques finais devem aumentar em 1,0 milhão de sacas, para 14,5 milhões.

Os Estados Unidos devem aumentar suas importações para 27 milhões de sacas. Os principais fornecedores incluem o Brasil, com 24%, a Colômbia, com 22%, o Vietnã, com 16% e Honduras, com 6%.

As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures