ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Turismo rural conecta as pontas do setor e valoriza a produção do grão

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/03/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

Por Gabriela Kaneto

Com a chegada de alimentos orgânicos, de produção familiar ou de pequenos negócios, muitos consumidores passaram a se interessar mais pela rastreabilidade daquilo que consomem. Desta forma, a origem se conecta à outra ponta da cadeia, e dá abertura para a realização de uma atividade bacana, que agrega conhecimento e que aproxima ainda mais as pessoas: o turismo rural.

No caso do café, essa é uma pauta que vem ganhando cada vez mais destaque. Para o apaixonado pela bebida, a atividade é positiva porque, apesar de morar no Brasil – o maior produtor mundial do grão –, muitas vezes os processos pelo qual o frutinho vermelho passa são desconhecidos. Já para o produtor, é uma forma de atrair visitantes, aumentar a valorização de todo o trabalho por trás da xícara e ainda divulgar sua marca/fazenda e a região.

Em Monte Alegre do Sul (SP), município que compõe o Circuito das Águas Paulista, a Cafezal em Flor começou seu projeto focado em turismo rural em 1998, como forma de ajudar a manter o funcionamento da fazenda. “Desde o início, com o plano de negócios, detectamos que produzir cafés especiais em pequena escala não seria viável. Precisávamos do turismo para agregar valor e equilibrar as contas”, explica Mateus Bichara, arquiteto e filho da proprietária, Marcia Bichara. “Aos poucos fomos equipando o sítio com benfeitorias e maquinários para processamento dos cafés. Hoje em dia temos toda cadeia verticalizada e a mostramos de cabo a rabo aos visitantes”.


Cafezal em Flor, localizada em Monte Alegre do Sul (SP), Circuito das Águas Paulista - Foto: Agência Ophelia

No roteiro, os turistas têm a oportunidade de conhecer os pés de café, as diferentes variedades produzidas na propriedade, os processos de pós-colheita, a torra e o preparo. “Costumamos explicar a respeito das ondas do café. Nossa proposta vem de encontro com a terceira onda, com o movimento slow food, onde o consumidor quer saber o quê exatamente está consumindo, quem fez seu alimento e como foi produzido”, conta Mateus, que destaca que um ponto importante hoje em dia é a divulgação. “Estamos caprichando o máximo na comunicação com as pessoas. Através das redes sociais, estamos conseguindo o engajamento do público certo, aqueles que amam café!”.

Aliado ao turismo rural, muitas regiões produtoras também podem aproveitar o turismo histórico, como é o caso da Fazenda Florença, localizada em Conservatória (RJ), distrito de Valença. A propriedade teve um importante papel na cafeicultura brasileira no século 19, quando a região era a responsável pelo cultivo de 75% do café consumido no mundo. “Muitos consumidores nunca viram um pé de café. Essa é uma oportunidade da pessoa passar a conhecer o produto que consome”, comenta o proprietário Paulo Roberto dos Santos.


Fazenda Florença, localizada em Conservatória (RJ), distrito de Valença - Foto: Divulgação

No local, além de conhecer a produção e a história regional, os visitantes também podem desfrutar de um café feito na cafeteria da fazenda, situada no meio do cafezal. “Os turistas conhecem a história de quando o café chegou ao Brasil, os processos nos séculos 18, 19 e agora no século 21. Encontra café, patrimônio e gastronomia”, afirma Paulo.

Essa conexão entre as pontas do setor faz com que a xícara de café especial seja muito mais valorizada, uma vez que quem está consumindo passa a conhecer todo o trabalho que o produtor (e o torrefador!) tem para que o grão chegue com qualidade até a prateleira.

Como ficará a atividade depois da pandemia de Covid-19?

Para Mateus, a busca por turismo rural irá crescer cada vez mais. “Estamos a apenas duas horas de São Paulo e já sentimos o que as previsões diziam, que as pessoas passariam a viajar para lugares próximos às suas casas, mas que elas ainda não conheciam. Nossos cafés tem como maior diferencial a possibilidade de o consumidor poder vir e ver com os próprios olhos a produção e até participar dela, colhendo o fruto do pé”, declara.

Já Paulo pontua que a atividade pode ser uma boa fonte de renda para os pequenos cafeicultores nos próximos anos: “esse segmento vai aumentar muito porque as pessoas vão viajar pouco para o exterior durante algum tempo, então vão viajar mais dentro do Brasil. Para o pequeno produtor, para a agricultura familiar, pode ajudar muito. Quem tiver qualidade vai poder aumentar sua renda com o turismo rural”.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures