ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tecnologias sustentáveis da Embrapa são destaques no Reino Unido

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/02/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

Nesta semana, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, participou de um conjunto de eventos em Londres e levantou o tema ‘A transformação da agricultura brasileira dos últimos 50 anos e o conjunto de tecnologias da Embrapa que visa a descarbonização da agricultura’.

“É possível alimentar o mundo e proteger o meio ambiente, com políticas públicas e uma agricultura de baixo carbono”, destacou ele durante sua apresentação no seminário Agricultura Sustentável: o que já está funcionando?, que aconteceu na quarta-feira (9), na Embaixada do Brasil no Reino Unido, em Londres.

A Embrapa e suas tecnologias de baixo carbono foram destaques durante o seminário, que contou com duas participações da Empresa: Celso Moretti e o assessor da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento, o pesquisador Alexandre Amaral. Também acompanhou a comitiva o coordenador da Embrapa Labex Europa, Vinícius Guimarães.

Moretti demonstrou para o público que o Brasil alimenta o mundo ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente. “Nosso país tem 66.3% do seu território preservado. Somos responsáveis por alimentar mais de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo e exportamos para mais de 200 países”, destacou, citando dados de estudos estratégicos da Embrapa, do Ministério do Meio Ambiente, do IBGE e do Terraclass.

Segundo ele, o território brasileiro é composto por 33,2% de áreas destinadas à preservação da vegetação nativa no Brasil, 9,4% de unidades de conservação integral, 13,8% de terras indígenas, 9,9% de vegetação nativa em áreas militares e terras devolutas, o que totalizam 66,3% de áreas preservadas. Lavouras e pastagens somam 7,8% e 21,2%, respectivamente.

Entre as políticas públicas que dão suporte à descarbonização da agricultura, o destaque foi para o Código Florestal brasileiro, o Renovabio, o Plano ABC de Agricultura de Baixo Carbono e o Pronasolos. No âmbito do Plano ABC, lembrou que atualmente o governo brasileiro implementa o ABC+, intensificando o financiamento e estímulo ao setor rural para a implementação de tecnologias desenvolvidas pela Embrapa como a Fixação Biológica do Nitrogênio, a recuperação de pastagens degradadas, o plantio de florestas, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e o manejo sustentável da produção.

“Nossa participação no seminário foi de grande relevância e gerou um forte impacto aos participantes. Tivemos a oportunidade de apresentar as políticas públicas para a sustentabilidade da agricultura brasileira e as tecnologias para a descarbonização. Pude falar sobre as diversas políticas públicas que temos no país e as tecnologias da Embrapa que se inserem nessas políticas. Os números de preservação do território brasileiro também chamaram positivamente a atenção das autoridades presentes”, afirmou o presidente.

Ao término do evento, o embaixador do Brasil no Reino Unido, Fred Arruda, enfatizou a importância histórica da Embrapa para o avanço da agricultura brasileira. Neste mesmo dia (9), pela manhã, Moretti se reuniu com a diretora do Global Panel on Agriculture and Food Systems for Nutrition, professora Sandy Thomas. Na ocasião, discutiram vários aspectos relevantes da produção agrícola sustentável e da agenda de descarbonização da agricultura com reflexos no foco da iniciativa: a nutrição humana. O presidente citou alguns exemplos da carteira de projetos da Embrapa no tema da qualidade dos alimentos e alimentação humana e o engajamento da empresa nestas temáticas.

No dia 7 de fevereiro, Moretti também participou de reuniões com diretores da multinacional Indiana UPL, que possui escritório em Londres. Na pauta, a construção de novos acordos de cooperação nas áreas de mudanças climáticas, agricultura de baixo carbono e desenvolvimento de novos produtos no âmbito do conjunto de projetos da Embrapa em bioinsumos.

Atualmente, a Embrapa já possui um acordo de cooperação com a UPL visando, principalmente, a exportação de pulses e grão de bico para o país asiático. Mais recentemente, um acordo de cooperação para a produção de canola. A reunião contou com a presença do vice-presidente de operações da UPL e outros representantes internacionais.

No dia 8, Moretti participou de um almoço oferecido pela embaixada brasileira, que reuniu mais de 10 empresários britânicos. “Foi uma excelente oportunidade. Tive a chance de explicar a história do desenvolvimento da agricultura, o que aconteceu nas últimas 5 décadas, respondemos, inclusive, perguntas sobre tecnologias de descarbonização, e questões sobre o desmatamento ilegal”, acrescentou o presidente.

Emirados Árabes e Egito

Nesta sexta-feira (11), Celso Moretti inicia agenda de compromissos junto aos Emirados Árabes e ao Egito. Em Dubai, em um primeiro compromisso, participa da inauguração do Pavilhão Brasil na GulFood – Food For Future, que reunirá mais de 120 países e 4 mil empresas no ramo alimentício. Também estão previstas reuniões bilaterais com ministérios e uma série de compromissos com empresários, investidores e autoridades governamentais de Dubai, Abu Dhabi e Egito, com a presença de representantes do Mapa e da Apex Brasil.

As informações são da Embrapa Brasília (DF).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures