S.O.S.: cafeicultores planejam protesto em Brasília
Organizadores do movimento S.O.S. Cafeicultura já estão se rearticulando para uma nova manifestação, desta vez em Brasília, dentro de 20 dias. O posicionamento do governo em relação ao preço mínimo do café foi a gota d'água. Cafeicultores argumentam que os custos de produção são mais altos do que os levados em conta na hora de estabelecer os valores.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Organizadores do movimento S.O.S. Cafeicultura já estão se rearticulando para uma nova manifestação, desta vez em Brasília, dentro de 20 dias. O posicionamento do governo em relação ao preço mínimo do café foi a gota d'água. Cafeicultores argumentam que os custos de produção são mais altos do que os levados em conta na hora de estabelecer os valores.
De acordo com o presidente da Cooparaíso, deputado Carlos Melles, esta posição governamental já está se tornando insustentável. "É impossível depois de tantos anos, tanto sofrimento e tantas perdas que o governo federal não tenha a sensibilidade do que é preciso para o café". Conforme Armando Matielli, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Guapé, o que o setor quer está bem claro. "Estamos pedindo o reescalonamento da dívida, seja ela oriunda do Funcafé, de recursos livres, CPR física ou financeira, de recursos obrigatórios ou outras dívidas oriundas da cafeicultura que queremos seja transformada em sacas de café", aponta. Ele diz desta forma seria possível pagar a cada ano 5% da dívida e em 20 anos saldar os débitos.
No dia 16 de março o manifesto realizado em Varginha, Sul de Minas, reuniu cerca de 15 mil manifestantes na chamada marcha pelo café. Vários protestos também foram realizados em outras cidades do interior paulista e mineiro, como em São Sebastião do Paraíso.
O objetivo, além de mostrar a crise enfrentada pelo setor, também teve como meta sensibilizar o Governo Federal para os problemas econômicos por que passa a cafeicultura. Agora os produtores de café decidiram que irão a Brasília manifestar pelo mesmo objetivo. O evento ainda não tem data definida.
Com informações do Jornal do Sudoeste, de Minas Gerais.
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!
Deixe sua opinião!

MONTE CARMELO - MINAS GERAIS - ESTUDANTE
EM 08/05/2009
Não quero ser mais um a depender de cesta Básica do Governo ( prorrogação de divida - perdão ). Fiz a minha parte, separei os meus piores talhões da Empresa Rural, são os que estão me levando para o buraco, que correspondem a 16,3% da área plantada e 13,73% da produção, vou arrancá-los após a colheita.
Com essa atitude vou equilibrar meus custos e estarei ajudando a tirar a oferta de café do mercado. Eu como consumidor, não pagaria mais caro por uma mercadoria que tem grande oferta no mercado, não acredito que o mercado pagaria a mais pelo meu produto se a oferta+estoque são suficiente para abastecimento do mercado ( até hoje não vi faltar café, só possibilidades).
Produtor de Café
Monte Carmelo - MG