FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

SIC inicia com a presença do Governador de MG Romeu Zema

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/11/2019

0
0

Por Natália Camoleze, de Belo Horizonte (MG)

A Semana Internacional do Café começou hoje (20/11) com muitos cafés, novidades e trabalho para incluir cada detalhe.

A abertura oficial foi às 13h e contou com a presença do Governador do Estado de Minas Gerais Romeu Zema que; Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini; Diretor-Presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dante de Matos; Presidente da FAEMG e do Sebrae Minas, Roberto Simões; Diretor de Planejamento da Café Editora, Caio Alonso; Vice-Presidente de Assuntos Públicos da Nestlé Brasil, Gustavo Bastos; Presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato; Vice-Presidente do Conselho de Administração do SICOOB Central Crediminas e Presidente do Conselho de Administração do SICOOB CREDICAF, João Batista Bartoli de Noronha; Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Junior.

Todos chegaram a uma conclusão em comum de que o caminho é a qualidade, acima de tudo e a SIC é essencial para fazer a ponte entre toda a cadeia. Para o presidente da CNA, João, a produção está cada vez mais eficiente e a tecnologia é uma grande aliada.

Para o Diretor de Planejamento da Café Editora, Caio Alonso, a SIC cresceu 25% neste ano o que mostra a potencialidade do café. “Estamos construindo com os maiores expositores de café do mundo o desafio de produzir e empreender os cafés do Brasil, desafios que guiam ano a ano a criatividade da SIC”.

Presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, afirmou que o Brasil é o maior exportador de café do mundo, “porém é necessário agressividade de todos para um resultado positivo. As cooperativas devem investir nos cafeicultores com novas tecnologias para que o segmento avance em todo o País.

Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, acredita que o agronegócio é a única atividade no Brasil que cresceu sistematicamente nos últimos 20 anos. “Temos um ramo dinâmico, que não sofre interferência negativa, o problema são os custos, quanto mais complexo a produção, mais penalizado. Tenho trabalhado neste sentido”, conclui.  

Na sequência foi dado início ao Seminário DNA Café 2019 e abertura ficou por conta do Dr. Roberto Rodrigues, que já foi Ministro da Agricultura, Engenheiro Agrônomo, Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e Titular da Cátedra de Agronegócios da ESALQ USP, tem centenas de trabalhos publicados sobre agricultura, cooperativismo e economia rural).

Rodrigues com um jeito descontraído iniciou sua palestra afirmando que não há nada mais gostoso do que o cheirinho do café, “tenho a lembrança da infância, quando minha avó prepara o café e trazia a alegria matinal”.

Segundo ele a agricultura é algo discutido pelo mundo inteiro e sempre foi tratada de maneira secundária, da mesma forma que o produtor rural, é importante se preparar e assumir o papel de bons produtores.

A produção de grãos cresceu 326% no Brasil, algo silencioso, “ninguém sabe como fizemos de 1990/1991 p 2019/2020 ter um crescimento que nenhum país conseguiu, nenhum fez o que o Brasil fez”, comentou.

Rodrigues esclareceu que se não fosse o agronegócio o saldo geral do Brasil seria negativo, o que sustenta nosso País é o agronegócio, “sem ele, estaríamos perdidos e com dificuldades assim como a Argentina”.

O ex-ministro comentou ainda sobre a expansão para a Ásia, um mercado que vai avançar ainda mais, porém não é a garantia de que o Brasil irá aumentar a fatura e exportação para a China, por exemplo, já que todos os países estão de olho neste crescimento.

A Semana Internacional do Café acontece até sexta-feira (22/11) e traz inúmeros debates e novidades para o setor. Acompanhe nossas mídias sociais e fique por dentro de tudo!  

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.