FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

SENAR e EPAMIG buscam aproximar produtores rurais e pesquisadores

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/10/2019

0
0

Na tarde de segunda-feira (14), o Sistema Faemg/Senar Minas se reuniu com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) para uma aproximação entre produtor e pesquisas de ponta na área do agro.

As duas entidades discutiram a formatação de um termo de cooperação para que ao pesquisadores da Epamig utilizem dados colhidos pelos técnicos de campo de programas especiais do Senar Minas, enquanto o Senar possa dispor das instalações da Epamig para ministrar treinamentos e também capacitar pessoas da entidade estadual.

A presidente da Epamig, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, e a chefe da Unidade Centro Oeste da Epamig, Marinalva Woods Pedrosa, foram recebidas pelo superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, e pelo coordenador de Formação Profissional Rural (FPR), Luiz Ronilson Paiva, que explicaram como funciona o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e como são a estrutura e o trabalho da entidade na capacitação e promoção social das famílias rurais.

“A pesquisa só tem sentido se ela chegar na ponta, aproximando o agricultor da tecnologia. Por isso, essa é uma parceira que nos motiva”, afirmou Nilda. A parceria também fará o caminho inverso, trazendo para os pesquisadores a realidade e as demandas dos produtores, para que eles desenvolvam soluções. Luiz Ronilson acrescentou que os dados coletados por técnicos de campo poderão alimentar as pesquisas da entidade.

A ideia da parceria surgiu ano passado, na unidade da Epamig, em Prudente de Morais. Agora, após a reunião em Belo Horizonte, as entidades acertarão detalhes da cooperação, que prevê a troca de dados e de conhecimento via capacitações das equipes da Epamig e dos técnicos do Senar, que vão atuar no Programa ATeG. “Estamos captando profissionais que acabaram de chegar ao mercado de trabalho e o conhecimento da Epamig vai ‘lapidar’ os selecionados para atuação na ponta”, explica Luiz.

Para o superintendente Christiano Nascif, a parceria vai estreitar os laços entre as duas entidades e melhorar a capacitação dos instrutores que atuam pelo Senar, além de também ofertar treinamentos para técnicos da Epamig nas unidades da instituição. “A pesquisa e a extensão são uma via de mão dupla. Essa união levará pesquisa de ponta para os produtores rurais e ao mesmo tempo colocará os pesquisadores em sintonia com as necessidades desses produtores”, resume.

As informações são da Ascom Senar MG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.