ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rede Nacional de Irrigantes busca fortalecer agricultura irrigada no Brasil

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/12/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Ministério da Agricultura e ao Ministério do Desenvolvimento Regional recebeu da Rede Nacional de Irrigantes (RNAI) uma carta com sugestões de atividades prioritárias para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada no Brasil.

Atualmente, a entidade conta como 58 membros, representantes de associações de irrigantes, polos de irrigação, indústria e membros dos principais nichos da agricultura que utilizam a irrigação, sob coordenação da Embrapa Cerrados (DF).

Para o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados e fundador da RNAI, Lineu Rodrigues, com irrigação é possível triplicar a produção de alimentos sem precisar abrir novas áreas. “Temos muitas razões para criar essa rede. A demanda por alimentos está aumentando em todo o mundo e a produção de alimentos vai ter que aumentar. Esse cenário ainda é agravado pelas mudanças climática e por outras situações, como a procura da população por alimentos diferenciados. Precisamos nos apropriar das tecnologias que já existem para produzir mais alimentos e garantir que todos tenham acesso a eles”. 

A Rede Nacional destaca que o Brasil é um dos poucos países do mundo com capacidade de triplicar sua área irrigada de forma sustentável. O País possui cerca de 8,2 milhões de hectares irrigados (3,3% do total da área plantada), mas pode chegar a 55 milhões de hectares – o maior potencial de crescimento no mundo. “A irrigação é, sem dúvida, a tecnologia com maior potencial de contribuir para o aumento da segurança alimentar e ambiental, bem como para redução da fome e da pobreza, além de gerar grande número de empregos”, cita o documento.

O pesquisador aponta ainda a necessidade de se conhecer a capacidade de suporte das bacias hidrográficas brasileiras para saber se elas têm ou não condições de atender todos os usos necessários – geração de energia, abastecimento de água e irrigação, etc.

Em encontro realizado na semana passada, o coordenador-geral de Irrigação e Drenagem do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Frederico Belém, apresentou o andamento da Política Nacional de Irrigação e disse que já foi feito um diagnóstico setorial que apontou a existência de 13 a 15 milhões de hectares de áreas com média à alta aptidão para irrigação, indicando o grande potencial do País para a adoção dessa tecnologia. Neste momento, está sendo encomendando um estudo para entender a movimentação do vapor de água (evapotranspiração) das plantas cultivadas.

O representante do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Wesley de Araújo, explicou como está a organização das demandas da agricultura irrigada. Já foram criados sete polos de irrigação e outros estão em formação. Uma das dificuldades apontadas é saber o quanto de água pode ser utilizada para irrigação. “O órgão ambiental local, em geral, não tem informação sobre a quantidade de água disponível para poder liberar a outorga. Então o MDR está custeando esses estudos”, explica Araújo.

Para viabilizar o desenvolvimento sustentável da área irrigada no Brasil, a RNAI solicita ao governo a implantação do Conselho Nacional de Irrigação, agilidade e aperfeiçoamento nos mecanismos de outorga e licenciamento ambiental e o desenvolvimento de infraestrutura básica, principalmente de fornecimento de energia. Já como resultado da articulação da rede, foi instituído o Dia da Agricultura Irrigada, a ser comemorado em 15 de junho.

As informações são da Embrapa Cerrados

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures