ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programa ATeG Café+Forte auxilia pequenos produtores em Eugenópolis (MG)

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/04/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte abrange diversos municípios e, dessa vez, esteve com os cafeicultores da comunidade Alto da Telemig, em Eugenópolis (MG). O gerente do Sistema FAEMG em Viçosa, Marcos Reis, apresentou o programa aos interessados.

“Tivemos sala cheia e isso é muito positivo. Mostra que a demanda é latente e traz perspectiva de que teremos um bom grupo. Eles têm o perfil que desejamos alcançar. São pequenos produtores com o objetivo de avançar nos indicadores. Esperamos que as visitas do técnico se iniciem ainda este mês”, destacou.

Criado em 2013 pelo SENAR Nacional, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR teve início em Minas Gerais, em 2016, e busca levar aos produtores rurais assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção de forma mensal. É direcionado a pequenos e médios produtores que nunca receberam assistência técnica e gerencial regular. 

O mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Eugenópolis, Sebastião Oliveira, explicou que os produtores já conhecem os resultados do ATeG por observarem o trabalho que é realizado nos grupos em andamento na região. “Juntamos uma turma maravilhosa para atuar juntos porque eles são comprometidos e querem se dedicar ao ATeG para colher cafés de melhor qualidade e aprender sobre custos e comercialização”, comentou.

O coordenador de agricultura de Eugenópolis, Manoel Ribeiro, esteve no encontro e reforçou o apoio da prefeitura ao programa e aos produtores. Ele deu destaque às análises de solo e folhas oferecidas gratuitamente pela administração municipal aos produtores do ATeG e que também se estenderão à nova turma formada.

“Vamos realizar um sonho que a comunidade tem há muito tempo. Esperamos que seja um sucesso e que possamos ver também o crescimento desses produtores, como já acontece nas comunidades vizinhas. Estamos prontos para dar todo o apoio necessário ao desenvolvimento dessa parceria”, disse.

José Carlos Alves e a esposa, Clarice Alves, são cafeicultores há sete anos e, depois da reunião, se declararam prontos para começar no ATeG. “Estamos empolgados com essa oportunidade, principalmente porque teremos conhecimento sobre a gestão da atividade e a qualidade do café. Acredito que serão quatro anos bem aproveitados e teremos muitos frutos para colher no futuro”, disse o produtor.

Clarice afirmou que o programa também pode ser uma alternativa para conquistar os mais jovens e fazê-los permanecer no meio rural com qualidade de vida e enxergando a cafeicultura como um bom negócio. “Nosso lugar é rico e devemos ver o seu valor. Acredito que o ATeG Café+Forte vai trazer conhecimento e evolução para todos nós”, comentou.

As informações são da Assessoria de comunicação do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos em Viçosa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures