ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtoras de MG e ES vencem 19º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café - Safra 2022

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/10/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

As produtoras Iasmin Fernanda Vilela Resende, da Origem Chapada de Minas, e Jarlete Da Penha Sotelle, das Montanhas do Espírito Santo, são as grandes vencedoras do 19º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – Origens do Brasil – Safra 2022. Iasmin, da Fazenda Nascente D’água, em Rio Pardo de Minas (MG), atingiu a maior nota na categoria Arábica, 8,72, com incríveis 90 pontos na escala SCA. Já na categoria Canéfora, Jarlete, do Sítio Vista Linda, em Santa Teresa (ES), recebeu a impressionante nota de 8,58, com 86,25 pontos na SCA.

Assim como na edição anterior, mais um café da Chapada Diamantina se destacou. Antonio Rigno, da Chácara São Judas Tadeu, em Piatã (BA), voltou a vencer o nosso Concurso ao atingir a maior nota de sua origem: 8,71, com 88,75 na SCA. Já na categoria Canéfora, destaques para os cafés de Edalmo Pessin, do Caparaó, e Angela Maria Coutinho, das Matas de Rondônia, que atingiram as notas de 8,38 e 8,25, respectivamente.

Neste ano, o certame bateu seu recorde de amostras recebidas. Ao todo, foram 84 cafés analisados, 65 da espécie arábica e 19 da canéfora. Na última edição, o total foi de 63 amostras.

Análise

Após serem recebidas, as amostras foram registradas, codificadas e apresentadas ao júri técnico para uma pré-seleção, onde foram classificadas quanto ao tipo, cor, aspecto, umidade, atividade de água, defeitos e à qualidade da bebida. Depois, foram separadas de acordo com as espécies e avaliadas em prova cega, seguindo a metodologia do Programa de Qualidade do café (PQC). Nesta fase, foram classificados os lotes que atingiram pontuação mínima admissível para o leilão, ou seja, 7.3 pontos na escala PQC e o resultado contribuiu com peso de 90% na nota final. Os outros 10% foram cumpridos com o quesito Sustentabilidade, que avaliou certificados emitidos por organizações reconhecidas nacional ou internacionalmente ou o questionário fornecido pela Comissão Organizadora.

Repescagem

Novidade nesta edição, os segundos melhores cafés de cada origem que atingiram nota final acima de 8,0 foram selecionados a participar do leilão. Nessa lista, destaque também para a Chapada Diamantina, na categoria Arábica, com o café de Michael Freitas de Alcântara, da Fazenda Divino Espírito Santo, em Piatã (BA), com 8,70 e 87,25 na SCA. Já na categoria canéfora, Matas de Rondônia se destacou novamente, com o café de Dione Mendes Bento, do Sítio Rio Limão, em Cacoal (RO), com nota de 8,24 e com 82,75 na SCA.

Confira abaixo os produtores vencedores:


0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures