Produtor que descuidou não aproveita bom momento

O cafeicultor que durante o último período de dificuldades do setor deixou de investir em tratos culturais, agora não está conseguindo aproveitar o bom momento da atividade, cujos preços são considerados remuneradores.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O cafeicultor que durante o último período de dificuldades do setor deixou de investir em tratos culturais, agora não está conseguindo aproveitar o bom momento da atividade, cujos preços são considerados remuneradores.

O gerente comercial de café da Cocamar, Adenir Fernandes Volpato, afirma que a cafeicultura, hoje uma das atividades mais atraentes e rentáveis do agronegócio, continua dando pouco ou quase nenhum retorno para aqueles que, no passado recente, descuidaram da lavoura. "A recuperação das árvores é lenta, não tem como ser imediatista", diz.

Volpato observa que o produtor precisa conduzir a sua atividade com profissionalismo e mentalidade empresarial. "O negócio não é só produzir café, é colher resultados". Ele explica: é preciso ter qualidade que atenda às exigências do mercado, produtividade e custo reduzido para ser competitivo.

A média de produtividade na região da Cocamar está ao redor de 15 sacas beneficiadas por hectare, considerada baixa. "O ideal é que fosse o dobro", afirma o gerente. Nesse patamar, garante ele, há muita gente que acaba levando prejuízo.

O recado é dirigido também àqueles que investiram e agora estão lucrando: "É preciso, mesmo neste momento positivo, continuar reduzindo custos".

As informações são da Assessoria de Imprensa da Cocamar, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Diogo Dias Teixeira de Macedo
DIOGO DIAS TEIXEIRA DE MACEDO

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO

EM 12/02/2011

Falar é fácil ... e papel aceita tudo ... quero ver fazer sem der de onde tirar e todo ano amargar em prejuízo ... isso demanima e desentimula qualquer um ... em qualquer negócio ... se o cafeicultor não fosse "apaixonado" pela atividade e conduzisse a atividade com "profissionalismo" ele teria abandonado a atividade a anos atrás.