ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtor 4.0 é tema na SIC

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/11/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Na tarde de hoje (21/11) aconteceu, durante a Semana Internacional do Café, o Fórum da Cafeicultura Sustentável, foi criado em 2014 e busca a discussão entre profissionais do setor para analisar as práticas realizadas na cafeicultura nacional e internacional e os próximos passos para o desenvolvimento.

Na abertura foi abordado o tema: Como se tornar um produtor 4.0? e contou com a presença de  Dr. Antonio Guerra (Embrapa Café); Gabriel Agrelli (Daterra Coffee); José Renato (Presidente da Orfeu Cafés Especiais e Fazenda Sertãozinho) e Claudia Leite (Gerente de Cafés e Sustentabilidade da Nespresso no Brasil.

Produtor vai ter que se preocupar mais ainda com o clima, que muda sempre. Temos que estar preparado para isso, pois traz riscos para a atividade agrícola, vamos ter que agir com intensificação no sistema de produção, consumidor está cada vez mais exigente.

Agricultura 4.0 realidade com a tecnologia, hoje sofre uma revolução fantástica, temos sistema digital conectados a software, máquinas e outros sistemas que facilita a vida de todo mundo, por isso, temos que nos adaptar a essa realidade. Inovação na produção de alimentos, controle e rastreio de ponta a ponta.

Com a tecnologia o Brasil saiu da insegurança alimentar, com um grande sistema de pesquisa e inovação.

“Pesquisa e inovação é o fundamento para podermos crescer com sustentabilidade”, afirmou Antonio.

Antonio elencou os pontos principais para se tornar um produtor 4.0, como: usar tecnologia para simplificar, sistemas que ajude no controle da gestão; reduzir custos e eliminar desperdícios; sistemas sustentáveis; lavoura na palma da mão; analise se a tecnologia economiza seu tempo e esforço.

Gabriel Agrelli, da Daterra Coffee, apresentou a história da fazenda que fica no Cerrado em Minas Gerais. A ideia sempre foi produzir um café sustentável, como produzir um produto agrícola que conseguisse regenerar a fazenda, precisava de qualidade para vender o produto. “A Daterra ajudou a mudar um pouco da visão do café no mundo”.

Segundo Gabriel toda a fazenda tem acesso à informação, rápido e fácil para corrigir os problemas, até chegar ao resultado final. Daterra foi uma das primeiras fazendas a embalar café a vácuo, nos anos 2000. “Sabíamos como isso era melhor para o grão, hoje, as maiores fazendas trabalham com essa embalagem. Café de leilão são só embalados a vácuo, vimos que precisamos de um produto diferenciado, separado do commodity”.

“A ideia é desafiar o nosso café a produzir cafés que não são comuns”, concluiu Gabriel.

Na sequencia José Renato apresentou a Fazenda Sertãozinho e a produção do café Orfeu, talhões das fazendas são mapeados, tudo é separado e assim são produzidos os microlotes. “Plantio de novas genéticas, hoje temos inúmeras variedades, investimos nisso”. Além disso, a fazenda conta com mecanização da montanha; irrigação por gotejamento; equipamentos de última geração, para produzir os cafés especiais da marca, “um trabalho de pesquisa e equipe”, aponta José.

Claudia Leite encerrou o Painel explicando o uso sustentável das cápsulas da Nespresso e como ter uma empresa 100% neutra e com o cuidado com o meio ambiente. Ela apresentou os projetos da marca que englobam cuidado para melhoria do clima e dos parceiros!

“Nosso trabalho é fazer a diferença para que as fazendas que adquirimos o café prosperem e adquiram cada vez mais qualidade. Temos cafés do Brasil na maior parte das nossas cápsulas”.

A Semana Internacional do Café acontece até amanhã (22/11) em Belo Horizonte (MG), no Expominas, com muitas novidades e premiação de melhor café de arábica e robusta com o Coffee of The Year e Campeonatos Brasileiro de Barismo.  

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures