ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Primeiro café orgânico regenerativo certificado chega ao mercado dos Estados Unidos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/09/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

Um esquema de certificação social e ambiental de terceiros, focado na fazenda, chamado Regenerative Organic Certified (ROC), entrou no setor de café. Alegando refletir práticas agrícolas regenerativas, os primeiros produtos de café com certificação ROC chegaram recentemente às prateleiras das lojas nos Estados Unidos.

Um termo frequentemente atribuído ao Rodale Institute na década de 1980, a agricultura regenerativa pode ser amplamente definida como práticas agrícolas que apoiam resultados ambientais sustentáveis e promovem a resiliência climática, ajudando os ecossistemas como um todo, em oposição à simples produção agrícola.

A Regenerative Organic Alliance (ROA), consórcio de agricultores, empresários, cientistas e defensores do bem-estar animal e do trabalho justo, estabeleceu pela primeira vez a Certificação Agrícola Regenerativa em 2017. Este ano, marca a primeira vez que o rótulo ROC foi afixado em sacos de café.

Primeiros cafés certificados pela ROC

Três grupos de produtores na Nicarágua e um em Serra Leoa representam a primeira onda de operações de cultivo de café com certificação ROC. Os cafés desses grupos passaram pela Cooperativa Sacaclí, com certificação ROC em Jinotega, Nicarágua, antes de chegarem a quatro torrefações de café na Califórnia: Equator Coffees, Heirloom Coffee Roasters, Canyon Coffee e Groundwork Coffee, que contam com capacidade de torrefação orgânica certificada.

A líder de comunicações digitais da ROA, Alyssa Pace, disse que um requisito mínimo é a certificação orgânica do USDA, ou o equivalente ao Programa Orgânico Nacional (NOP). “O NOP é uma designação respeitável e importante, e somos gratos pelos tremendos esforços feitos por muitos para transformar o mercado orgânico no que é hoje”, disse. “A ROC não pretende substituir o NOP, mas definir um novo padrão para o que é possível em nossos sistemas alimentares e agrícolas, acrescentando critérios para a saúde do solo, bem-estar animal e justiça social”.

Requisitos de Certificação ROC

Um programa piloto em 2019 resultou em uma variedade de operações agrícolas que obtiveram a certificação ROC, incluindo um produtor de óleo de coco do Sri Lanka, uma plantação de arroz na Índia, um produtor de aveia de Saskatchewan e outros. Hoje, a certificação foi aplicada a mais de 140 tipos de culturas.

“Com o café, há grandes oscilações no preço no portão da fazenda, devido aos preços das especialidades ainda estarem vinculados ao mercado de commodities, [o que é] ridículo, mas verdadeiro”, disse a diretora executiva da ROA, Elizabeth Whitlow. “Pelo menos com certificados orgânicos e de comércio justo, os agricultores estão obtendo um preço consistente acima do custo de produção, mas ainda estou chocada que os preços no portão da fazenda para o comércio orgânico e justo sejam quase os mesmos de quando trabalhei no café há 20 anos”.

Para os produtores, as taxas iniciais de solicitação do ROC podem variar de US$ 350 a US$ 1.000, dependendo do número de parcelas e se o solicitante é um grupo de produtores ou um indivíduo. As taxas anuais representam 0,01% do valor total da safra ROC para os agricultores e 0,02% da receita total do produto ROC para as marcas, de acordo com a organização.

“Nenhum outro programa de certificação tem o tipo de critério de compradores que temos, com o objetivo de garantir que as marcas abram o caminho para os agricultores e que os custos do programa não sejam usados para baixar os preços para os agricultores. As fazendas precisarão pagar os certificadores pelos custos da auditoria, mas trabalhamos deliberadamente com OCs credenciados pelo NOP para que eles possam oferecer isso como uma auditoria em pacote”, disse Whitlow.

As isenções de taxas estão disponíveis para fazendas que promovem o retorno de agricultores historicamente marginalizados à terra, ou que estabeleceram programas de estágio educacional ensinando práticas orgânicas regenerativas.

“Todas as certificações custam dinheiro. Se não o fizerem, você terá que questionar o processo e o sistema que suportam esse programa de certificação específico”, disse Whitlow. “Posso pensar em muitos exemplos de certificados diluídos e sem sentido que acabam enfraquecendo todo o movimento. É um esforço caro enviar auditores competentes e qualificados para visitar fazendas. Certificados significativos são baseados em padrões rigorosos e processos sólidos. Eles geralmente são a melhor maneira de uma fazenda transmitir esses valores para a prateleira e eu arrisco que eles são os melhores e mais econômicos que o dinheiro de marketing pode comprar”.

Atualmente, a certificação ROC é detida por 86 fazendas e 35 marcas. Whitlow disse que a certificação chegou a mais de 90 países. “Em última análise, o objetivo é construir uma cadeia de suprimentos altamente valorizada para produtos orgânicos regenerativos que apoiarão a administração da terra pelos agricultores”, disse. “A ROC e a Regenerative Organic Alliance visam fornecer um caminho claro para marcas e compradores apoiarem esse tipo de agricultura com nosso selo abrangente”.

As informações são do Dairy Coffee News / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures