FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Presidente da Cooabriel fala sobre canéforas do ES no X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/10/2019

0
0

Até amanhã (11), em Vitória (ES), acontece o X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, que tem como tema central Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade dos Cafés do Brasil. Essa edição do evento tem o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) como anfitrião. 

Na manhã desta quarta-feira (9), representando a Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo (Fecafés), o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, participou de uma mesa-redonda com o tema O papel das cooperativas na inovação e sustentabilidade da cafeicultura.

Também integraram a mesa o deputado federal e presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro; o presidente da Minasul, José Marcos Magalhaes; e o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues De Melo.

Em sua fala, Bastianello fez um panorama da evolução do café canéfora no Espírito Santo e ressaltou a importância da atividade para a economia capixaba. “O canéfora está enraizado em nossa cultura. Os produtores capixabas já superaram muitos desafios, como a seca, e agora é o momento de investir na evolução da qualidade, o que se torna um grande diferencial”, disse.

O presidente da Cooabriel ainda apresentou ao público presente a Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo (Fecafés), inaugurada em julho deste ano, e que reúne quatro cooperativas: Cooabriel, Coopeavi, Coopbac e Cafesul.

Além da promoção dos cafés do estado, a Fecafés atua na gestão, no controle e na defesa das Indicações Geográficas (IGs), já em andamento em três territórios: Caparaó, Montanhas do Espírito Santo e Conilon Capixaba (Norte).  “Juntas, essas cooperativas possuem 21 mil associados e milhares de famílias são beneficiadas. Esse é um exemplo da força do cooperativismo. Seu papel é nobre e traz muitos resultados”, finalizou.

Ainda durante o Simpósio, houve a degustação de cafés do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia e Rondônia. A Cooabriel montou um estande e oferece degustação do Café Guardião para os participantes.

O Simpósio Pesquisa Café tem como objetivo principal apresentar os resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, bem como promover o diálogo entre a comunidade científica e os diversos setores da cadeia produtiva do café, com vistas a garantir o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto, sinalizar novos cenários e tendências de consumo e garantir a sustentabilidade e a inovação permanente do setor cafeeiro.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.