Paraná: geada reduz potencial da safra 2014 de café para 62%
O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná, divulgou que a geada do fim de julho pode ter comprometido cerca de 62% da safra de café do ano que vem. Do volume de 1,54 milhão de sacas de café esperadas para 2014, os produtores só deverão colher 582 mil, o que provocará prejuízo de R$ 253 milhões, conforme levantamento preliminar feito pelo Deral.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O economista Francisco Carlos Simioni, diretor do Deral, projetou, ainda, que 19% da área cafeeira do Estado será erradicada, o equivalente a 16 mil hectares. Na avaliação do Deral, as perdas foram intensas em todo o Estado, mas as regiões sul e oeste tiveram prejuízo maior, pois as geadas foram mais fortes. Conforme Simioni, esse fator deve aumentar a concentração da produção cafeeira no norte do Paraná.
A safra de café deste ano, estimada em 1,7 milhão de sacas de 60 kg, não deverá ter prejuízos significativos provocados pelo frio extremo, informa o Deral. No entanto, espera-se perdas em qualidade, em virtude da ocorrência de chuvas na atual época de colheita.
As informações são da Agência Estado.
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!
Deixe sua opinião!

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 16/08/2013
Depois de labutar por quinze anos, com muita tristeza erradiquei os 100% de minha lavoura.
Infelizmente cansei de sempre esperar melhoras para o ano seguinte.

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 16/08/2013
Tbm vou diminuir em 30%!!!

VARGINHA - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS
EM 16/08/2013

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 16/08/2013

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 16/08/2013