O México está renovando suas envelhecidas fazendas de plantação de café com a intenção de aumentar sua decadente produção e conseguir obter reputação como produtor de grão de alta qualidade, disse o presidente da Associação Mexicana de Exportadores de Café (AMEC), Alfredo Moisés.
Desde 1990, a produção de café do México caiu mais de 20%, para 4,2 milhões de sacas na safra 2007/08 devido à queda dos preços no começo desta década. Embora os preços do café tenham se recuperado, a indústria mexicana não está recebendo os benefícios, informou Moisés em entrevista à Reuters.
Algumas fazendas cafeeiras foram absorvidas pelo crescimento urbano ou mudaram de ramo para cultivar árvores madeireiras, o que tem feito com que o México perca posições entre os principais produtores de café, ficando em quinto lugar, depois da Índia.
Nos estados tradicionais produtores de café, como Chiapas, Oaxaca e Veracruz, a ajuda do Governo tem permitido aos plantadores a renovação de suas plantações velhas, mas a terra é muito escassa para considerar ampliar a área cultivada. "No México, a maioria é de plantações que estão há 50 ou 60 anos produzindo café, então, já estão totalmente esgotadas", disse Moisés, cuja família cultiva café em Chiapas há nove décadas.
O Governo ajudou os plantadores a cultivar 10 milhões de novos arbustos na temporada passada em Chiapas e a Secretaria de Agricultura disse que planeja mais ajuda neste ano. Considerando que os cafezais demoram entre três e quatro anos para começar a produzir, a medida não significa um aumento imediato na produção. O mais provável é que a produção siga estável até que os novos arbustos se tornem maduros.
"Tomara que os produtores de café que permaneceram na atividade tenham a oportunidade de voltar a fazer da cafeicultura mexicana o que foi há muitos anos, quando café era a principal exportação agrícola do México", disse ele.
Com a adequada assistência técnica sobre o manejo das novas plantas, o México poderia produzir mais de 5 milhões de sacas de café por ano, um nível não visto desde o começo da década de 90, disse Moisés. Melhores práticas agrícolas também poderiam melhorar a qualidade do café mexicano. Países da América Central, como Guatemala e Costa Rica, são famosos por seu café gourmet, cultivado em terras altas em regiões muito definidas. Já no México, a maior parte do café é misturado ou destinado à produção de café solúvel.
México renova cafezais para aumentar a produção
O México está renovando suas envelhecidas fazendas de plantação de café com a intenção de aumentar sua decadente produção e conseguir obter reputação como produtor de grão de alta qualidade, disse o presidente da Associação Mexicana de Exportadores de Café (AMEC), Alfredo Moisés.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!