ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lavouras e estufas de café são prejudicadas por fortes ventos na zona rural de Itarana (ES)

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/08/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

Os cafeicultores de Alto Limoeiro de Jatibocas, na zona rural de Itarana (ES), ainda calculam os prejuízos da destruição causada pelos fortes ventos que atingiram a região na madrugada de sexta-feira (19) para sábado (20). Somada às baixas temperaturas provocadas pela frente fria, a ventania destruiu lavouras e estufas de café de pelo menos 30 produtores.

No sítio da família Gums, a cerca de 850 metros de altitude e onde a colheita de arábica terminou há três semanas, a força dos ventos arrancou a lona plástica recém-trocada da estufa e as telhas do despolpador.

“Os ventos começaram sexta à tarde e perduraram até no sábado à tarde, mas o mais grave foi de madrugada. O lugar é alto e já são de costume ventos mais fortes, mas igual dessa vez eu e meu pai nunca vimos”, conta Gilmar Gums.

Ainda segundo o cafeicultor, a estrutura usada para secagem dos grãos tinha uma pequena quantidade de café e a cobertura plástica não tem como ser reaproveitada. “Havíamos trocado a lona pouco antes do início da colheita e ela ainda não foi paga. Vamos ter que começar do zero. Quando fizemos a estufa, custou R$ 16 mil, e agora, com o alto preço das coisas, deve beirar uns R$ 30 mil”, relatou Gilmar.

O telhado do local onde funciona o despolpador também foi arrancado - Foto Divulgação
O telhado do local onde funciona o despolpador também foi arrancado - Foto Divulgação

Num raio entre 10 km e 15 km de distância entre as localidades de Alto Limoeiro de Jatibocas e Barra de Jatibocas, pelo menos outros cinco produtores perderam as lonas das estufas na ventania do último fim de semana.

Safra comprometida

Além das estufas, o prejuízo dos cafeicultores também é nas lavouras. Cerca de 30 produtores da região, que já vinham sofrendo com a estiagem prolongada, detectaram seca de ponteira nos cafezais após a ventania e o frio intenso dos últimos dias. A situação pode comprometer a próxima safra de arábica.

Os relatos e as imagens compartilhadas dão conta das folhas com aspecto semelhante ao efeito de geada. Em Alto Limoeiro de Jatibocas, os termômetros marcaram entre 10ºC e 12ºC de manhã e à noite no último fim de semana.

No Sítio Gums, o cafeicultor Gilmar verificou uma área com 4 mil pés com a seca de ponteira. “Os pés estão secando tudo e, em alguns pontos, já dá para ver que a safra do ano que vem está comprometida. A gente fica meio triste e chateado, mas este é o nosso trabalho e temos que continuar. Não dá para parar”, disse.

As informações são do Conexão Safra.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures