ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

José Sette comenta efeito do aumento dos preços do mercado de commodities do café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/07/2022

5 MIN DE LEITURA

0
0

O ex-diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), José Sette, discutiu os impactos globais do aumento dos preços de commodities do café e como os produtores resilientes e produtivos se beneficiarão.

Em seu relatório de mercado de março de 2022, a OIC afirmou que seu indicador composto de preços do café atingiu a média de 194,78 centavos de dólar por libra-peso em março. Esta é uma queda de 7,6% em comparação com o mês anterior, quebrando uma série de 17 meses consecutivos de aumentos, tendência significativa de acordo com José Sette.

“De 2016 a 2020, os preços do mercado C caíram, causando muitos problemas de remuneração para os cafeicultores. Esses níveis de preços eram simplesmente insustentáveis a longo prazo, então esta é uma pausa bem-vinda”, diz Sette.

Segundo ele, os cafeicultores com alta produtividade e resiliência serão os principais beneficiários dos atuais preços de mercado. “Agora que o preço do mercado C aumentou de forma constante nos últimos dois anos, isso está gerando uma melhor renda para agricultores e participantes da cadeia de suprimentos na origem, especialmente com o aumento dos custos de insumos e aumento das despesas com fertilizantes devido às restrições globais de exportação. Os produtores com menor produtividade devem aproveitar esses preços para investir em suas práticas de manejo agrícola e se tornar mais produtivos, caso contrário, permanecerão vulneráveis se e quando a atual tendência de preços se reverter”, afirma Sette.

Ele comenta que, como indústria, a comunidade de cafés especiais tem apresentado a tendência de dissociar os preços que os agricultores recebem do mercado C e desmercantilizar o produto para que possam ser recompensados de forma justa pela qualidade da colheita que produzem.

No entanto, embora a indústria de cafés especiais pague um prêmio por grãos de alta qualidade, a constante pressão de um baixo preço de mercado C sobre a maior parte do café produzido significou lucros limitados para os pequenos agricultores.

Sette acrescenta que, se os aumentos de preços forem sustentados, isso contribuirá para um setor cafeeiro e sua sustentabilidade. “Devemos lembrar que o café é uma cultura de mão-de-obra intensiva e, em muitos países produtores, há pouca mecanização. Ainda dependemos do trabalho manual. Devemos aproveitar essas oscilações de preços para aumentar a produtividade e avançar olhando para o futuro”.

O ex-diretor-executivo da OIC acredita que há três fatores principais responsáveis pela alta dos preços de mercado. O primeiro é o efeito cumulativo dos baixos preços, que desestimulou a expansão das plantações e resultou na baixa manutenção da lavoura e na redução do uso de fertilizantes, tendo um impacto negativo na disponibilidade geral e, ocasionalmente, na qualidade.

O segundo fator é a pandemia de Covid-19. Em certo sentido, Sette diz que diminuiu a demanda porque o consumo fora de casa caiu bastante. Por outro lado, teve um efeito significativo em termos de disrupção na logística e, em menor medida, nas operações pós-colheita. Isso ainda não foi totalmente resolvido, o que está contribuindo para a retenção de preços em alta.

Para ele, o terceiro fator são os eventos climáticos adversos, evidenciados pela geada do Brasil em 2021, que prejudicou os cafezais da região cafeeira de Minas Gerais, inclusive os cafés cerejas para a colheita,prejudicando as perspectivas para a safra brasileira deste ano.

Para compensar este aumento de preços, Sette diz que as intervenções para estabilizar os preços do mercado futuro não são politicamente ou financeiramente viáveis no ambiente atual. Nesse contexto, ele acredita que os mercados futuros continuam sendo a melhor maneira de ajustar os preços às mudanças nas condições de mercado.

“Isso não quer dizer que melhorias não possam ser feitas. Por exemplo, para garantir rendas lucrativas e de longo prazo, os agricultores precisam de apoio para estabelecer conexões de mercado duradouras, desenvolver técnicas de cultivo resilientes ao clima e diversificar sua renda. Uma das melhores maneiras de ajudar os cafeicultores a aumentar suas receitas é trabalhar com eles para melhorar a qualidade e o rendimento de seu café, ao mesmo tempo em que promove melhorias na cadeia de valor que permitem que os cafeicultores ganhem uma parcela maior dos preços de exportação”, comenta ele.

Além disso, Sette diz que práticas agrícolas inteligentes para o clima, como plantar árvores de sombra e desenvolver sistemas de captação de água, ajudam os agricultores a enfrentar essas ameaças, melhorar a produtividade agrícola e reduzir seu próprio impacto ambiental. “Plantar além do café pode aumentar a segurança alimentar e reduzir a degradação ambiental. O consórcio, que consiste no processo de plantar várias culturas no mesmo pedaço de terra, traz benefícios ambientais e econômicos para os agricultores”, destaca.

“O café pode florescer à sombra das bananeiras, que o protegem do sol forte, sequestram carbono e reduzem a erosão do solo. Uma variedade de culturas fornece aos agricultores importantes fontes de dinheiro em diferentes épocas do ano, quando as safras de café estão fora de época”, completa.

Para ajudar a aliviar os efeitos das flutuações dos preços de mercado, a OIC ajudou a criar a Força-Tarefa Público-Privada do Café, uma iniciativa para aumentar a colaboração público-privada para alcançar um setor cafeeiro próspero, sustentável e inclusivo. “Estamos particularmente orgulhosos do trabalho que estamos fazendo para estabelecer referências de renda de vida e projetos-piloto para identificar lacunas de renda de vida e eliminá-las, visando uma renda próspera para os agricultores”, afirma Sette.

Essa força-tarefa se baseia tanto na estrutura intergovernamental da OIC quanto nas redes estabelecidas do Fórum Mundial de Produtores de Café, da Plataforma Global do Café e do Desafio do Café Sustentável.

Embora Sette diga que os preços provavelmente permanecerão altos no futuro próximo, é difícil prever como os preços de mercado serão justos nos tempos incertos em que vivemos. “Em 23 de fevereiro, nosso preço indicativo composto era de cerca de 211 centavos de dólar por libra-peso. Agora, são cerca de 194, o que representa uma queda de cerca de 8%. Em 24 de fevereiro, dia em que eclodiu o conflito na Europa Oriental, os preços do mercado futuro caíram cerca de 3%. Essa foi a maior queda desde julho de 2021, quando o mercado já estava muito volátil após a geada no Brasil. Então, realmente não sabemos em que direção os preços estão indo. A extensão dos impactos que estamos enfrentando, em termos de aumentos de preços, dependerá de quanto tempo durará o conflito na Europa Oriental. Quanto mais tempo durar, maior será o impacto no café e na economia mundial”, destaca.

Sette diz que, embora acredite que a volatilidade e a pressão ascendente sobre os preços causem dificuldades, como custos crescentes de mão de obra, material e transporte, é melhor que os preços subam do que caiam para a sustentabilidade de longo prazo do setor. “Embora traga seus próprios problemas, no geral, acho que temos que ver os aumentos de preços de forma positiva, porque os principais beneficiários, os cafeicultores, são a base da cadeia de valor e precisamos mantê-los sustentados”.

As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures