ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Imaflora aposta em agricultura regenerativa em conjunto com GIZ, Nespresso e Rainforest Alliance

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/09/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

Há mais de 15 anos com o objetivo de implementar o programa Nespresso AAA Qualidade Sustentável na cultura do café no Brasil, a parceria entre o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e a Nespresso, que há dois anos começou a focar ações na difusão e implementação de práticas de agricultura regenerativa, acaba de ganhar um novo capítulo.

O projeto, em conjunto com a Rainforest Alliance e a GIZ, busca apoiar a escalada da transição para uma cafeicultura regenerativa e inteligente para o clima no país, além de reconhecer os produtores por suas contribuições positivas para a biodiversidade, conservação e mitigação e adaptação climática, por meio de assistência técnica, capacitação e relações comerciais estáveis.

No Brasil, a meta da iniciativa é visitar mil propriedades nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo ao longo dos próximos três anos. O Imaflora vai conduzir, em campo, as atividades em mais de 300 propriedades. O planejamento começou a ser realizado em abril deste ano. Em agosto, o Instituto deu início aos trabalhos, com término previsto para março de 2024. O projeto é financiado pela GIZ e pela Nespresso, tendo como implementadores o Imaflora, a Rainforest Alliance e a Federação dos Cafeicultores da Colômbia (FNC).

“É gratificante participar de projetos e parcerias como essa, que buscam fomentar o acesso a Agricultura Regenerativa e tornar sua introdução um caminho mais viável para os produtores em diferentes escalas. Acreditamos que, desde a colaboração com a Nespresso na elaboração de seu programa AAA, e, agora, na evolução para implementação desse novo ciclo, conseguimos gerar ações com mais assertividade para a criação de impactos positivos e resultados nas etapas das práticas regenerativas”, explica Yuri Feres, Diretor da Rainforest Alliance.

Entre as ações, destaca-se a avaliação das propriedades com base na ferramenta Regenerative Coffee Scorecard, da Rainforest Alliance, que classifica as propriedades de acordo com as práticas regenerativas adotadas, utilizando os níveis ouro, prata e bronze, sendo que a meta é que as propriedades atinjam o nível bronze. Outros focos são o treinamento de agricultura regenerativa e direitos humanos com base na legislação brasileira para contratação, e a capacitação de 750 produtores e 50 técnicos por meio de um programa de desenvolvimento. 

O Imaflora irá contribuir diretamente com ferramentas para a execução da agricultura regenerativa, garantindo padrões de critérios mínimos em consonância com a Regenerative Coffee Scorecard e os treinamentos com os técnicos. “Nós acreditamos nesta parceria de longo prazo, principalmente porque ela promove alternativas aos produtores para melhorar a rentabilidade de forma responsável, ao mesmo tempo em que incentivamos a conservação da biodiversidade e a melhoria das condições de trabalho. Apostar na agricultura regenerativa e apoiar parceiros com iniciativas como essa faz parte de nossa atuação”, diz Oséias Mendes da Costa, Coordenador de Projetos do Imaflora.

Práticas regenerativas

O Imaflora atua em parceria com a Nespresso há mais de 15 anos, trazendo suporte especializado ao Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável, que visa a sustentabilidade da cadeia produtiva de café. São avaliadas questões ambientais e sociais, de acordo com critérios específicos para essa cadeia. “Para Nespresso, a agricultura regenerativa se define como uma agricultura lucrativa com soluções baseadas na natureza, possuindo como princípios a cobertura do solo o tempo todo e a redução de dependência de insumos internos. Dentro dessa definição, não podemos deixar de citar os pilares, que são (I) solo saudável, (II) biodiversidade, (III) carbono e (IV) água” conclui Cecilia Seravalli, Gerente de Sustentabilidade da Nespresso Brasil.  

O trabalho do Imaflora com a Nespresso reforça, junto aos produtores, práticas regenerativas como arborização do cafezal, uso de plantas de cobertura e de produtos biológicos e compostagem, além do incentivo ao cultivo de variedades resistentes. “Ao capacitar os fornecedores para a adoção de práticas como essas, atuamos pela contribuição para a manutenção da saúde dos solos, com impacto ainda na quantidade e qualidade da água da propriedade e todo o seu entorno, na biodiversidade da região. Além disso, dar escala à agricultura regenerativa é fundamental para a recuperação de áreas degradadas e aumentar o sequestro de carbono da nossa agricultura”, complementa Oséias.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures