Fenômeno La Niña 2012

O CaféPoint pergunta para o Meteorologista sobre o fenômeno La Niña e o que esperar para 2012.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Pergunta do CaféPoint

"O que se esperar do fenômeno La Niña em 2012? Será mais intenso ou menos intenso que 2011?"


Celso Oliveira, meteorologista da Somar:

"Desde julho, a temperatura da água do Oceano Pacífico junto à Linha do Equador vem caindo.

Entre agosto e setembro, o desvio chegou a -0,5°C (meio grau abaixo da média), porém os efeitos deste fenômeno começaram a ser percebidos apenas neste momento, em meados da primavera.

No momento, a temperatura está -0,7°C abaixo do normal, com tendência de rápido declínio ao longo do trimestre novembro/dezembro/janeiro. Estima-se que entre o fim da primavera e início do verão, o desvio alcance -1,5°C, sendo muito semelhante ao último, ocorrido na primavera verão 10/11.

E o La Niña? O que ele provoca nas áreas de café?

O La Niña aumenta a freqüência de chuva associada com frentes frias. Ou seja, o número de dias com tempo fechado, chuvoso e temperatura mais baixa que o normal aumenta em relação à anos neutros e com La Niña. Entretanto, vale salientar que um número de dias com chuva acima da média não significativa que o acumulado será maior que o normal. Nada impede que a chuva seja fraca. A Somar trabalha com várias simulações. Duas simulações delas indicam chuvas acima da média sobre o Nordeste e entre a média à abaixo da média para o Sudeste no decorrer do verão.

E para o outono?

Aí vale uma dica importantíssima. Muitos acreditam que em anos de La Niña, a chuva posterga, enquanto que em anos de El Niño, a chuva corta antes. A segunda parte da frase está correta: em anos de El Niño, a chuva corta antes do normal.

Entretanto, em anos de La Niña, pode acontecer as duas situações: chuva postergar ou cortar. Na realidade, quando chega o outono, o fenômeno La Niña perde um pouco de sua importância. Quem passa a mandar na chuva é o nosso Oceano, o Atlântico. Para a chuva postergar no Brasil, este oceano tem que está mais quente que o normal próximo da nossa costa, especialmente na costa do Norte e Nordeste. Caso isto aconteça e o Atlântico no Hemisfério Norte esteja mais frio que o normal, as chuvas avançam pela costa do Norte e Nordeste e Floresta Amazônica faz o papel de distribuir esta umidade pelas outras Regiões do Brasil ao longo do outono. A última vez que vimos isto foi em 2009.

Entretanto, quando o Oceano Atlântico não esquenta muito, a chuva diminui a partir de abril. E tivemos este caso neste ano, no primeiro semestre de 2011.

E para 2012?

A previsão de temperatura do Atlântico é bem mais difícil que a do Pacífico. Trata-se de um oceano menor, cuja temperatura muda muito rapidamente ao longo dos meses. Entretanto, as previsões preliminares indicam que 2012 será parecido com 2011. Ou seja, a chuva não deve postergar."

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!



Acompanhe nosso boletim semanal
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.