Fenicafé inicia-se com presença de diversas autoridades

Começou nesta quarta-feira (20/03), em Araguari, Cerrado Mineiro, a Fenicafé 2013 - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, evento que reúne três grandes encontros: o XVIII Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura no Cerrado, a XVI Feira de Irrigação em Café do Brasil e o XV Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. Abertura solene contou com diversas autoridades do setor

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0



Começou hoje (20/03), em Araguari no Triângulo Mineiro, mais uma edição da Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, evento que reúne três grandes encontros: o XVIII Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura no Cerrado, a XVI Feira de Irrigação em Café do Brasil e o XV Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.

A Fenicafé tem por objetivo divulgar a importância da irrigação e seus sistemas, mostrando lançamentos de produtos e equipamentos, bem como os resultados de pesquisas para o incremento da produtividade e da qualidade do café do cerrado brasileiro. Tendo como público alvo, produtores, empresários, comunidade científica, estudantes e comerciantes ligados à cafeicultura brasileira, a Fenicafé espera o mesmo sucesso de 2012, quando reuniu um público de mais de 20 mil pessoas ao longo de todo o evento, representando 100 cidades de 12 estados Brasileiros. O evento é uma realização da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) – Café do Cerrado Brasil e conta com o apoio da Embrapa/Café – Prefeitura Municipal de Araguari e Sebrae/MG.

De acordo com os organizadores, mais 60 expositores ocupam os 90 stands da feira, que além de cursos e palestras reservam muitas atrações aos participantes; sem contar na rede hoteleira da região que já tem todos os seus leitos reservados para receber os visitantes.

Estimam-se também cerca de 2.500 inscrições para as palestras, seminários e workshops, entre produtores, técnicos, pesquisadores e lideranças do agronegócio. É a oportunidade para os cafeicultores e técnicos tomarem conhecimento dos resultados das pesquisas e também apontar demandas para novos estudos. Por possibilitar um melhor aproveitamento de terras aparentemente inaproveitáveis para a agricultura e reduzir os riscos de quebra de safra, a irrigação é a tecnologia que tem despertado maior interesse para investimentos.

Presenças ilustres - A abertura da Fenicafé ocorreu às 09:030hs do dia 20/03 e várias autoridades do setor estiveram presentes: o presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), Nivaldo Souza Ribeiro; o prefeito de Araguari, Raul José de Belém; o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento; o Secretário de Agricultura do Estado de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima; o Diretor Executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Robério de Oliveira Silva; o Secretário Nacional de Irrigação, Guilherme Augusto Orair; o Presidente do Conselho Nacional do Café, deputado federal Silas Brasileiro; o diretor do departamento de café da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Edilson Alcântra; o deputado federal Luiz Humberto Carneiro; o deputado estadual Lafayete Andrada; o Assessor especial do gabinete do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento, Aguinaldo José de Lima; o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis; o diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, Guilherme Braga; o secretário adjunto da Secretaria da Agricultura do estado de Minas Gerais, Paulo Romano; representando o presidente da Agência Nacional de Água (ANA), o coordenador de Articulação e Comunicação da ANA , Antônio Feliz Domingues; o presidente da Câmara Municipal de Araguari, Sebastião Joaquim Vieira; o gerente regional Triangulo Sebrae, Marden Márcio Magalhães; o diretor técnico da Superintendência Regional de Regularização Ambiental Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, José Roberto Venture; o comandante do 53º. Batalhão de Polícia Militar, Tem. Coronel PM Volney Halan Marques.

Para o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, o café brasileiro é o café mais sustentável do mundo. “No Brasil, nenhuma criança trabalha nas lavouras, como acontece em outros países produtores”, afirma. Assis destaca também a importância da irrigação para o setor. Para ele, as lavouras que não se utilizam da irrigação no seu processo de produção estão fadadas ao fracasso”.

As expectativas dos presentes são de que as cotações dos arábicas tendem a melhorar em um médio prazo. Enfatizou-se a necessidade da não fomentação a financiamentos à expansão da lavoura cafeeira nacional, devido ao momento frágil dos preços do arábica, e reforçou-se a importância na gestão dos custos da produção. Grandes expectativas tem são geradas dia após dia para o acontecimento do evento da OIC em Belo Horizonte/MG, em setembro, que ocorrerá na 1° Semana Internacional do Café (confira mais informações).

Na parte da tarde do primeiro dia de evento, o grande destaque foi o Fórum: Irrigação no Brasil: diretrizes e desafios, com o palestrante Guilherme Augusto Orair – Secretário Nacional de Irrigação do Ministério da Integração Nacional. Depois do fórum, Elmiro Nascimento - Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Adriano Magalhães - Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Dr. Helvécio Mattana Saturnino – Presidente da Associação Brasileira de Irrigação e drenagem (ABID) e Produtores rurais irrigantes promoveram um grande debate para discutir soluções e inovações para o setor.

Confira aqui a programação completa da Fenicafé 2013.

As informações são da organização do evento, adaptadas pelo CaféPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

willian trevizan
WILLIAN TREVIZAN

ARAGUARI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/03/2013

Uma verdadeira catastrofe de publico,tem site falando em sucesso (agno...)vem aki presenciar a verdadeira desanimaçao do agronegocio...nunca foi tao desanimadora...quebradeira geral em araguari...finalizando antes das 19:00hr....e o fim...