A Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Nacional de San Martín (UNSM), em Tarapoto, no Peru, conseguiu validar técnicas de propagação massiva de café para conseguir clones melhorados que sejam resistentes a certas pragas, disse o diretor de Operaciones-Agraria Tarapoto, unidade executora da Direção Regional de Agricultura San Martín (Drasam), Elías Torres Flores.
Ele disse que as pesquisas realizadas sob a tutela de María Emilia Ruíz Sánchez, responsável pelos processos de pesquisa da UNSM, desenvolve-se no mérito do convênio específico assinado entre essas instituições para executar o projeto “Extensão agropecuária mediante capacitação e assistência técnica a produtores de café”, que conta com o financiamento da Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Vida sem Drogas (Devida).
“Essa pesquisa é uma novidade que se dá a nível nacional, porque, todavia, não há protocolos desse nível. É um grande passo dado pela nossa primeira casa de estudos e é muito importante que alunos em processo de formação sejam introduzidos à problemática regional, especificamente no que se refere à cadeia produtiva de café que, em 2013, teve o problema da ferrugem, que afetou aproximadamente 42% do cultivo, com perdas de mais 170 milhões de novos sóis (US$ 59,31 milhões) de receita de Produto Interno Bruto da região”, disse Torres Flores.
Por outro lado, o reitor da Faculdade de Ciências Agrárias da UNSM, César Chappa Santa María, disse que “temos aceitado todo processo que tem a ver com o desenvolvimento institucional. Embora esteja ligado à pesquisa, estamos obrigados a atender esse processo no marco do convênio assinado com a Drasam”.
A reportagem é do http://www.inforegion.pe, adaptada pelo CaféPoint
Faculdade do Peru tem projeto para validar técnicas de clonagem de café resistente a pragas
A Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Nacional de San Martín (UNSM), em Tarapoto, no Peru, conseguiu validar técnicas de propagação massiva de café para conseguir clones melhorados que sejam resistentes a certas pragas, disse o diretor de Operaciones-Agraria Tarapoto, unidade executora da Direção Regional de Agricultura San Martín (Drasam), Elías Torres Flores.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!