ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

7º Encontro da Mulher do Café reúne produtoras e empresas do setor em Areado (MG)

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/12/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

A produtora da Fazenda Capoeira, Marisa Contreras, realizou o 7º Encontro Mulher do Café em Areado (MG). Com o tema “Café e as redes do afeto”, a ocasião reuniu o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS, produtoras, empresas do setor e palestrantes, dentre eles Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações; Paulo Hermann, ex-presidente da John Deere Brasil; e José Luiz Tejon, escritor e sócio-diretor da Biomarketing.

Representou o Sistema FAEMG a superintendente do Instituto Antônio Ernesto de Salvo, Silvana Novais, o gerente do Sistema na Regional de Passos, Rogger Miranda Coelho; a analista de agronegócios, Ana Carolina Gomes; e presidentes de Sindicatos.

Ao reunir produtoras de diversas regiões, o evento propôs o estímulo ao debate e ao conhecimento do mercado, através de diversas palestras com informações das várias cadeias do negócio. No evento desse ano, as possibilidades de crescimento, as perspectivas de produção para o agronegócio brasileiro e o marketing foram apresentados as produtoras.

“Meu coração está em festa por realizar o sétimo evento com sucesso. Eu acredito que o sucesso é uma força sobrenatural, vem de Deus essa energia. Tenho muita vontade de me conectar com pessoas e que outras produtoras tenham oportunidade de ouvir pessoas tão queridas e que trazem uma visão de mundo tão extraordinária. Em 2023 o encontro, se Deus quiser, será ainda mais grandioso”, disse Marisa Contreras, gestora da fazenda Capoeira.

A superintendente do INAES, Silvana Novais, que acompanha o evento há várias edições, destaca que essa é uma grande oportunidade para as produtoras se encontrarem e trocarem experiências e soluções para as suas atividades: “A importância desse encontro é conectar pessoas, dar acesso aos palestrantes e ao conteúdo que não fazem parte do seu dia a dia, mas que atendem colocações feitas por elas durante o ano. Com o conhecimento adquirido, umas apoiam as outras e esse saber é difundido ao longo do ano nos grupos. Nós, como instituição, ouvimos o que as produtoras precisam e tentamos ao longo do ano trazer soluções para os seus problemas, além de mostrar as oportunidades que o Sistema FAEMG proporciona e como elas podem estar junto”.

A produtora Carmem Lucia Chaves de Brito, de Três Pontas (MG), acompanha o projeto desde o seu início e destaca que Marisa Contreras é uma guerreira. “Ela está nos dizendo nas entrelinhas: mulheres precisamos nos unir para de fato mostrar ao mundo para que nós chegamos. Mostrar para o agro a importância de estarmos ao lado desses grandes homens que escreveram a história do agronegócio, da cafeicultura brasileira”, disse.

Carmem Lucia também destaca que é uma honra participar desse processo e dar continuidade ao trabalho iniciado pelos homens. “Esse trabalho da Marisa, quando nos agrega, gera uma energia, uma força muito positiva e nos alimenta. Nós nos fortalecemos umas nas outras e isso, de fato, nos empodera e mostra que é possível sair dos bastidores. As mulheres sempre estiveram nos bastidores. Eu cresci em uma fazenda com minha mãe ajudando meu pai. Quantas mulheres estiveram no campo, na colheita, nos tratos culturais e não eram lembradas. O importante é dizer para as produtoras que vamos chegar juntas, nos capacitando, buscando conhecimentos e que temos capacidade para avançar o nosso agro. Esse encontro é para isso. A mulher está descobrindo que ela pode e faz a diferença no agro brasileiro”, comentou.

Para a diretora executiva da Exportadora de Café Guaxupé, Flávia Barbosa, o evento é importante por unir todos os elos da cadeia produtiva, por trazer uma visão geral do café. “Não é só um evento de produtoras, mas que reúne as cadeias do negócio, o comércio e a indústria. Ter uma visão geral do negócio e conviver com pessoas de vários segmentos é muito importante. Eu acredito que da nossa parte ficamos mais próximos das demandas, o que as produtoras buscam e o que é desenvolvido em outros lugares. Esse é um encontro diferente e acabamos fazendo contato com muitos setores, o que amplia o aprendizado”, afirmou.

“Primeiramente nós temos que ter gratidão por tudo o que estamos passando, vivendo e as oportunidades de nós mulheres participar de um grande segmento como o agronegócio, uma mulher alavancando a outra e levando esse agro a frente. É muito importante para todas as áreas da produção do café, dos grãos da mulher viver esse momento ímpar de ocupar espaços que era para nós. A nossa conexão é uma força muito positiva. O nosso grupo começou com oito produtoras e hoje somos 250 olhando na mesma direção. É muito gratificante passar por esse processo todo e mostrar ao Brasil e ao mundo essa força das mulheres”, destacou Elvira Alice de Souza Ribeiro Terra, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas.

As informações são da Assessoria de Comunicação Senar Minas – Regional Passos (Por Denise Bueno).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures