ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa nomeia pesquisador Antônio Fernando Guerra para Chefia-Geral da Embrapa Café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/05/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Diretoria Executiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) escolheu o pesquisador Antônio Fernando Guerra para assumir a Chefia-Geral da Embrapa Café. Essa gestão do novo titular da Embrapa Café teve início em 1º de maio e se estenderá por dois anos. Para o Presidente do CNC, Silas Brasileiro, a nomeação irá contribuir de forma assertiva nas estratégias e ações para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do café.


Antônio Fernando Guerra - Foto: Conselho Nacional do Café (CNC)

Antônio F. Guerra já vinha ocupando a Chefia-Geral dessa Unidade de Pesquisa como interino desde o ano de 2018, e, anteriormente, também ocupou o cargo de Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento por seis anos. Engenheiro Agrícola formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), o pesquisador fez mestrado com foco principal em irrigação e drenagem. Seu Doutorado foi cursado na Universidade do Arizona (UA) – Tucson, Estados Unidos, em análises de fluxos de momento, calor e água na atmosfera. Na pesquisa de café, sua experiência profissional, nas últimas duas décadas, concentrou-se na área de irrigação, especialmente no desenvolvimento da tecnologia de irrigação com o uso do estresse hídrico controlado para uniformização de florada e maturação do cafeeiro, além do desenvolvimento das primeiras cultivares de café conilon clonal, denominadas BRS Primalta, propícias a serem cultivadas em elevadas altitudes do Cerrado do Brasil Central.

A Embrapa Café foi criada em 1999 para coordenar o Consórcio Pesquisa Café, com o objetivo principal de formular, propor, coordenar e orientar estratégias e ações de geração e transferência de tecnologia de café, bem como promover e apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento e inovação, a serem executadas por Unidades Descentralizadas da Embrapa, organizações integrantes do Consórcio Pesquisa Café e, ainda, contribuir para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do café. A Embrapa Café, em consonância com o Decreto 10.071/2019 e Portarias Mapa 345/2020 e 346/2020, participa do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) na formulação de políticas públicas para o setor como convidada, em caráter permanente.

Nesta nova fase da sua gestão à frente da Embrapa Café, Antônio F. Guerra pretende fortalecer a articulação da Unidade com instituições consorciadas a fim de atender às necessidades de conhecimento, tecnologias e inovação do setor produtivo e demais elos da cadeia café. Além disso, desenvolver pesquisas orientadas para qualidade com agregação de valor; mitigar os impactos previstos nos cenários de mudanças climáticas; incorporar características de interesse agronômico impactantes na redução de custos de produção, melhoria da qualidade e produtividade do café; e fazer uso de plataformas de tecnologias da informação e comunicação, para otimizar o desenvolvimento, transferência e adoção de soluções tecnológicas inovadoras.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures