Dívidas serão refinanciadas com recursos do FAT

O governo fechou ontem um acordo para resolver o problema das dívidas dos agricultores com os fornecedores de insumos.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Segundo notícia do Estadão/Agronegócios, o governo fechou ontem um acordo para resolver o problema das dívidas dos agricultores com os fornecedores de insumos. De acordo com o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, que participou das negociações, o acordo prevê refinanciamento das dívidas com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) por um prazo de 5 anos. O volume a ser repassado será de R$ 2,2 bilhões.

O Banco do Brasil vai estruturar a operação, mas o risco da operação não ficará com o banco. Foi definida a criação de um fundo que terá aporte pelos produtores de 10% do valor total repassado pelo FAT e de 20% pelos fornecedores. Esse aporte de 20% é equivalente ao desconto que será dado pelos fornecedores aos produtores. O Tesouro entrará com até 15% dos recursos do fundo, em caso de inadimplência elevada, explicou o ministro interino da Fazenda, Bernard Appy.

Essa inadimplência elevada, segundo uma fonte, seria um índice superior a 30%. Uma instituição financeira do mercado, provavelmente o Citibank, vai cobrir o restante do risco da operação. Para aceitar correr o risco, a instituição será remunerada em 3%, segundo Maggi, e poderá ter um bônus de 20% ao final do período de pagamento, no caso de não ocorrer inadimplência.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.