ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dia de Campo do Café Arábica discute dicas e técnicas de produção em Iúna (ES)

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/08/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

A prefeitura de Iúna (ES), através da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fértil Rural e Paróquia São Paulo Apóstolo - de Pequiá, organizou, no dia 25 de agosto, o Dia de Campo do Café Arábica. No evento, realizado na propriedade de Natanael Vimercati, em Córrego Pedregulho, Santa Clara, produtores de café puderam aprender dicas e técnicas para garantir mais qualidade e quantidade na produção dos grãos através de três palestras.

As palestras, chamadas de estações, receberam um grupo de pessoas por vez. Cada grupo foi identificado com uma cor de pulseira.

Na estação 1, o Tecnólogo em Gestão do Agronegócio, Eduardo de Souza Vimercati, apresentou o tema “Gestão da propriedade cafeeira”. “Vamos trazer números da assistência do Senar aqui no município de Iúna, os resultados que alcançamos nas propriedades atendidas, e trabalhar essa questão com os produtores participantes. Falando sobre a importância da gestão na propriedade, como fazer essa gestão, o que a gente deve analisar nesta gestão, divulgando esse trabalho que o Senar executa na região de Iúna, na assistência técnica gerencial e aqui no estado do Espírito Santo todo, em cafeicultura, bovinocultura, em parceria com os sindicatos rurais”, disse.

Na estação 2, o engenheiro agrônomo César Abel Krohling apresentou “Como podar o café - tipos de podas”. “Recepa baixa é a poda de 20 cm. Tem gente que gosta de fazer a recepa alta com 50 cm. A vantagem da recepa alta é que a ramificação vai sair mais alta. Só que tem uma grande desvantagem, é muita brotação, chegando a até 4 desbrotas. A recepa é indicada para lavouras mais adensadas. A poda decote tem sido feita junto com o esqueletamento, principalmente na região mecanizada. Aí se faz um decote alto, porque nessa região mecanizada o espaçamento de 3,5 m vai formar um paredão de café. Quanto mais alto eu fizer o decote, mais café vai ter. O esqueletamento é tirar a lateral do pé de café. A gente recomenda nunca cortar próximo ao tronco. 30 cm é o mais perto que se deve chegar do tronco. O corte mais perto resulta na brotação mais fraca, pois está se tirando a reserva”, explicou.

Já na estação 3, com o tema “Tecnologias de manejo nutricional para aumento de produtividade no cafeeiro”, o engenheiro agrônomo Marcos Abreu apresentou algumas inovações da empresa ICL. “A gente tem muitos problemas com estresse abióticos. O sol escalda e queima a lavoura, principalmente café novo. Essa pode ser 65% das perdas. Fora isso, também tem a perda por pragas e doenças. Hoje, o potencial das plantas cultivadas chega somente a 24%, nós temos aí o caminho de mais de 70% para a gente alcançar em produtividade que estamos deixando de ganhar. Diante disso, a ICL trouxe algumas tecnologias, uma delas é o Polyblen, que são adubos com polímeros que vão produzir junto ao fertilizante uma certa durabilidade de disponibilidade dele não só até 6 meses. Ou seja, uma única adubação, uma única entrada na lavoura, uma única mão de obra”.

Romário Batista Vieira, prefeito de Iúna, ressaltou a importância desse dia. “Pode ter certeza de que cada um de vocês vai sair daqui hoje com muito mais conhecimento para agregar valor na sua propriedade e garantir a melhor qualidade do seu café”, comentou.

O secretário João Marcos agradeceu a presença e o interesse dos produtores que dedicaram um dia de trabalho para esse momento de aprendizado. “Esse Dia de Campo é para você produtor rural, para você que está aqui com sua família. É muito importante a presença de vocês. Aproveitem. Os técnicos que estão aqui para passar as palavras para vocês são de altíssimo nível, não deixe de aproveitar. Façam perguntas, questionem, é importante isso”, disse. 

As informações são da Prefeitura de Iúna.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures