Conab prevê redução das exportações para 2010/11

De acordo com o estudo divulgado com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estima-se que as exportações totais - de verde, solúvel e torrado -, para o próximo ano-safra de 2010/2011, deverão atingir o volume de 30,0 milhões de sacas, um pouco abaixo do que deverá ser exportado neste ano-safra de 2009/2010 - 32,0 milhões de sacas. Essa redução deverá ocorrer em função da tendência de desvalorização do dólar.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

De acordo com o estudo divulgado com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil continua a apresentar um crescimento significativo com relação ao volume exportado. No primeiro trimestre deste ano (2009) as exportações totais de café - incluindo os verdes, o solúvel e o torrado - atingiram 7,34 milhões de sacas, o que significou um incremento de 9,22%, em relação ao primeiro trimestre de 2008, onde foram exportadas 6,72 milhões de sacas.

No segundo trimestre ocorreu um incremento ainda maior. Nos meses de abril, maio e junho de 2009, as exportações alcançaram o volume de 7,39 milhões de sacas, o que representou um expressivo acréscimo de 19,20%, em relação ao que foi exportado no mesmo período de 2008.

Anualizadas - de agosto de 2008 a julho de 2009 -, as exportações já alcançaram 31.454.682 sacas, o que significa um aumento de 15,41% em relação ao mesmo período anterior. É importante lembrar que grande parte desses embarques ocorreram no auge da segunda maior crise financeira mundial, o que torna esses números ainda mais expressivos.

Estima-se que as exportações totais - de verde, solúvel e torrado -, para o próximo ano-safra de 2010/2011, deverão atingir o volume de 30,0 milhões de sacas, um pouco abaixo do que deverá ser exportado neste ano-safra de 2009/2010 - 32,0 milhões de sacas. Essa redução deverá ocorrer em função da tendência de desvalorização do dólar. A moeda norte-americana nos últimos oito meses já sofreu uma retração de quase 20%. E tudo leva a crer que o real irá se valorizar ainda um pouco mais. Muitos investidores continuam a dirigir parte substantivas dos seus portfólios de investimento para o Brasil. O país hoje é considerado um dos quatro principais destinos do capital estrangeiro. Por mais que o Banco Central tenha se esforçado até aqui para tentar equilibrar a entrada desse fluxo maciço de divisas, se posicionando na ponta de compra, o resultado prático é que o real continua na sua rota de valorização. No primeiro trimestre de 2010 o dólar deverá estar cotado a R$1,60.

Figura 1
Clique na imagem para ampliá-la.

Equipe CaféPoint, com dados da Conab.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.