ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SIC 2022: Porto de Antuérpia-Bruges reforça papel estratégico para cafeicultores brasileiros

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/11/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

Para os produtores de cafés brasileiros que pretendem exportar os produtos para o mercado internacional, a fusão dos portos de Antuérpia e Zeebrugge, realizada no primeiro semestre deste ano, reforçou ainda mais o papel estratégico da entrada do produto na Europa. O Antuérpia-Bruges, na Bélgica, é o maior porto importador do continente, com volume de 550 mil toneladas de café por ano e 800 mil metros quadrados de armazém.

“Vale destacar que os armazéns de cafés são todos alfandegários, então os produtores podem agendar o estoque de café, o que significa que eles não têm obrigatoriedade de iniciar o processo de importação. Isso funciona como uma zona franca virtual, ou seja, o produtor não paga imposto, até nacionalizar. Então, pode comprar um container e ir nacionalizando aos poucos conforme as vendas vão acontecendo”, Matheus Dolecki. representante da América Latina e Relações Internacionais do Porto da Antuérpia.

Entre as vantagens que a fusão possibilita, é a fácil disseminação dos produtos para o mercado europeu, o maior consumidor de cafés do mundo, responsável por 1/3 do consumo mundial, tendo como principais destinos Alemanha, Itália e Bélgica. O Antuérpia-Bruges possui conectividade marítima com mais de mil portos, além de estar localizado estrategicamente no entroncamento das principais rodovias para difusão do produto pelos países europeus, da proximidade com aeroporto e malha ferroviária. Trata-se também de um porto de containers, por isso, a tradição na exportação de café.

“Nosso objetivo é colocar os produtores de café em contato com as empresas de logística que operam no nosso porto. É importante que eles façam chegar seus produtos no mercado internacional, através de uma cadeia logística eficiente”, acrescenta Dolecki.

Segundo Henrique Rabelo, consultor do porto Antuérpia-Bruges, a fusão de dois portos foi motivada pelas infraestruturas complementares que podem facilitar também a transição energética na Bélgica. O país tem a intenção de se tornar um hub de energia verde.

“Representamos a empresa que faz a gestão do porto e desenvolve a atividade reguladora e disciplinar, opera o porto, além de ser a proprietária do espaço permitindo a instalação de armazéns, permitindo não apenas que os negócios aconteçam, mas que a comunidade prospere”, ressalta Rabelo. Vale destacar que o porto funciona por meio de concessões privadas. As licenças são administradas pela autoridade portuária.

A importância estratégica do porto para as exportações brasileiras de café foi tema da palestra “Porto de Antuérpia-Bruges: porto de entrada e distribuição dos cafés brasileiros na Europa”, a primeira apresentação da 10ª edição da Semana Internacional do Café, nesta quarta-feira (16), às 11h. A palestra ainda destacou que o Brasil exportou apenas em 2020, 933 mil toneladas de café para a União Europeia, o equivalente a 32% do total do produto consumido no continente.

Considerado o principal evento da cafeicultura nacional e um dos mais importantes do mundo, a SIC acontece entre os dias 16 e 18 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Para mais informações sobre a programação e o credenciamento, acesse o site.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures