Colheita de café da Colômbia foi de 10,9 milhões de sacas ao fechamento de 2013

A produção de café da Colômbia durante o ano de 2013 foi de 10,9 milhões de sacas de 60 quilos, nível que está dentro das estimativas da Federação Nacional de Cafeicultores e que são resultado em boa parte do bem sucedido programa de renovação implementado pela Federação, que conseguiu elevar a produtividade e a sanidade vegetal dos cafezais.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A produção de café da Colômbia durante o ano de 2013 foi de 10,9 milhões de sacas de 60 quilos, nível que está dentro das estimativas da Federação Nacional de Cafeicultores e que são resultado em boa parte do bem sucedido programa de renovação implementado pela Federação, que conseguiu elevar a produtividade e a sanidade vegetal dos cafezais.

Vale recordar que, devido à chamada onda de inverno, a Colômbia intensificou seus programas de renovação de cafezais, principalmente por variedades resistentes à ferrugem. Durante os últimos cinco anos, o país renovou mais de 2,8 bilhões de cafezais, aumentando a densidade das plantações, sua capacidade produtiva e reduzindo a idade média dos cultivos.

As mudanças estruturais anteriores nas plantações de café possibilitaram o importante salto na produtividade e produção de café registrado em 2013, que permitiu ao setor cafeeiro dinamizar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário e a Colômbia recuperar seus níveis históricos de produção, além do terceiro lugar no marco dos países produtores de café.

“2013 foi sem dúvida um período de grandes desafios para o setor cafeeiro, mas também, de importantes conquistas. A recuperação da produtividade é, sem dúvida, o mais significativo, pois a maior produtividade contribui para recuperar a competitividade. Esperamos que a produtividade média siga aumentando em 2014, o que ajudará em parte a compensar o panorama incerto de preços internacionais”, disse o gerente geral da Federação Nacional de Cafeicultores, Luis Genaro Muñoz Ortega.

A recuperação na produção de café está em sintonia com o aumento nas exportações totais, que também cresceram significativamente. Vale notar que em 2013, o interesse e as visitas de compradores de café de qualidade ao país aumentaram notoriamente, dadas as dificuldades que enfrentam os outros países produtores de café suave com o fungo da ferrugem do café.

Em 2013, as exportações de café da Colômbia cresceram em 35% e ficaram em 9,7 milhões de sacas, produto que vai atender diretamente a crescente demanda por café de alta qualidade.

Os dados são do site www.federaciondecafeteros.org, adaptados pelo CafePoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.