Cápsulas: quebra da patente de máquinas fará segmento crescer 100%

Segundo estimativas da Abic, o mercado brasileiro de cápsulas representa 1% da demanda do setor.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Da redação

De acordo com estimativas da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o mercado brasileiro de cápsulas já representa 1% da demanda do setor e o  segmento deve crescer 100% até 2019. O cenário será alcançado graças a quebra da patente dessa tecnologia. 

Foto: Lucas Albin/Agência Ophelia
                                   Foto: Lucas Albin/Agência Ophelia

Segundo levantamento elaborado pela instituição, o público consumidor de café está mais exigente: 44% dos entrevistados se disseram dispostos a pagar um valor superior por uma bebida de qualidade. E é por isso que o setor de cápsulas aposta na popularização dos chamados cafés gourmets, superior e especiais.
Para o chefe de cozinha Ramon Damasceno, em entrevista ao canal RIT Notícias, assim como outras áreas se acostumaram com a gourmetização, o café também virou sinônimo de produto especial, principalmente no Brasil: "antes a gente só mandava nossos produtos para fora. Encapsulando os cafés especiais as pessoas podem tomar diferentes tipos da bebida, sem ao menos saber como fazer e sem ter a experiência de como tirar um bom café". 

A analista de agronegócios da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Ana Carolina Gomes, diz que a quebra da patente das indústrias fabricantes das máquinas e a praticidade das cápsulas contribuem para o crescimento nas vendas: "hoje os produtores independentes conseguem produzir o café na lavoura, fazer toda tecnologia, colocá-la na cápsula e disponibilizar ao mercado. Isso diminui o custo, coloca mais variedade dentro das prateleiras do supermercado e faz com que o consumidor tenha mais acesso ao produto, influenciando na ampliação do consumo". 

Para obter uma bebida de sabor intenso e capaz de agradar os mais diversos paladares é preciso qualidade na produção. Nas empresas, os melhores grãos são selecionados, torrados, moídos e vendidos em cápsulas, um jeito simples e que tem aumentado as vendas. De acordo com o empresário Gustavo Coli Azevedo, as vendas de monodoses têm crescido pela praticidade e diversidade de sabores e aromas: "as pessoas querem conhecer os produtos e as máquinas estão bem mais acessíveis em relação ao preço", disse.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.