Café especial: começa o principal concurso de qualidade para grãos naturais

Encerradas todas as etapas do 14º Cup of Excellence Early Harvest, que gerou movimentação superior a R$ 1 milhão em leilão, o mundo dos cafés especiais volta seus olhos para o 3º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil "Cup of Excellence Late Harvest".

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Encerradas todas as etapas do 14º Cup of Excellence Early Harvest, que gerou movimentação superior a R$ 1 milhão em leilão, o mundo dos cafés especiais volta seus olhos para o 3º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil "Cup of Excellence Late Harvest". A edição 2013 é realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

A pré-seleção do principal concurso de qualidade destinado aos cafés naturais (colhidos e secos com a casca) produzidos no Brasil na safra 2013 começou nesta segunda-feira, 2 de dezembro, em Varginha (MG), na sede da BSCA. Nessa etapa, os profissionais de degustação – eleitos em prova realizada pela Associação – analisarão 275 amostras, enviadas por produtores da Mantiqueira, do Cerrado, do Sul e das Matas de Minas Gerais; da Mogiana de São Paulo; do Norte Pioneiro do Paraná; e do Cerrado e Oeste da Bahia.

Nessa etapa, as amostras que receberem nota igual ou superior a 85 pontos (escala de 0 a 100 do Cup of Excellence), após análise técnica de características como tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e qualidade de bebida, serão classificadas para a fase nacional do concurso, que ocorrerá de 6 a 10 de janeiro de 2014, também na sede da BSCA. Os cafés aprovados passarão automaticamente para a fase internacional, que definirá, entre 13 e 17 de janeiro, no Centro Regional Universitário UNIPINHAL, em Espírito Santo do Pinhal (SP), os vencedores do concurso, que terão o direito de participar do concorrido leilão pela internet, no dia 6 de março do ano que vem.

Patrocínio e Apoio

O 3º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil "Cup of Excellence Natural Late Harvest" é patrocinado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), auditado pelo Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG) e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé) e do Conselho Nacional do Café (CNC).

As informações são da BSCA, adaptadas pelo CafePoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.