ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Café do norte do Paraná chega à cafeteria australiana

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/10/2018

0
1

O café produzido no Norte Pioneiro do Paraná, do Sítio Teixeira, é exportado para uma cafeteria da Austrália, sendo o mais caro do local. Os grãos somam 85 pontos e conta com consultoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do SENAR – PR.

Desde 2012, o café produzido nos 46 municípios do Norte Pioneiro conta com a Indicação Geográfica fornecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), que denomina as características sensoriais específicas do fruto daquela região. Segundo o consultor do Sebrae e gestor do projeto de cafés especiais do Norte Pioneiro do Paraná, Odemir Capello, esse processo começou em 2006. “O objetivo era trabalhar com o desenvolvimento regional e o café é um segmento que tem o maior PIB em vários municípios”, explica.

Segundo Odemir, quando começou o projeto, os cafés do Paraná eram muito desvalorizados na bolsa. Eles saiam daqui, iam para Minas Gerais e, só por sair de lá, tinham um valor 35% maior. Hoje essa diferença de valor não existe mais.

Ele também destaca a importância das parcerias para fortalecer este projeto. “O SENAR-PR foi um importante parceiro, chegou a realizar mais de 200 cursos beneficiando esse segmento na região”, afirma referindo-se aos cursos na área de gestão da propriedade rural e produção de café. Recentemente, o SENAR-PR passou a oferecer dois novos cursos voltados ao setor de cafés especiais.

As informações são da FAEP/SENAR-PR.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.